4 dicas: como potencializar o trabalho em equipe a distância

4 dicas: como potencializar o trabalho em equipe a distância

Florence traz estratégias para auxiliar alunos e docentes nesse período de pandemia
Institucional | 02/10/2020
Compartilhe :

O trabalho e o estudo remoto estão entre os maiores desafios advindos com a pandemia da Covid-19. A mudança abrupta de rotina fez com que todos tivessem que fazer das suas casas os seus escritórios de trabalho e estudo e, com isso, veio o desafio do trabalho a distância. Compreendendo que essa rotina deverá se manter ainda por algum tempo, a Florence fez questão de trazer algumas dicas para ajudar a potencializar as estratégias de trabalho em equipe e fazer com que essa rotina de trabalhos e estudos remotos seja ainda mais produtiva.

  1. Conheça e envolva cada membro da sua equipe: Ficar atrás das telas muitas vezes distancia e dificulta o engajamento de cada colega da equipe. Por essa razão, integrar cada membro do time é fundamental. Para isso, promova ações de engajamento, incentive a integração e o diálogo on-line, faça atividades que vão além do que é obrigatório. Separar momentos de descontração e interação dentro do seu cronograma de trabalho será fundamental para facilitar o processo e manter todos engajados na causa.
  1. Explore novas ferramentas: Além do WhatsApp e das plataformas utilizadas para assistir aulas on-line, há diversas outras ferramentas colaborativas on-line para auxiliar a potencializar o trabalho em equipe. Pesquise a que melhor se adequa ao seu time e a utilize em seu benefício. Momentos de brainstorming para elaboração de trabalhos e apresentações criativas enriquecerão e muito o trabalho desenvolvido pela sua equipe.
  1. Defina tarefas entre os integrantes e faça reuniões de acompanhamento: A sensação de “fazer o trabalho sozinho” é uma das que mais podem pesar entre os integrantes de uma equipe. Sem estar junto, lado a lado, é comum ter a percepção de que não há o mesmo esforço por todos os integrantes do time. Por essa razão, é fundamental estabelecer papéis entre todos, de acordo com seus perfis, conhecimentos e características pessoais. Além de aprimorar o trabalho, no momento de unir as ideias, isso permitirá que a equipe fique ainda mais engajada e comprometida.
  1. Permita-se aprender e extrair o melhor dessa experiência: É comum acabarmos reclamando mais do que agradecendo em momentos de adversidades. A vida virou de cabeça para baixo e parar para ver o lado bom disso acaba sendo desafiador. Essa última dica da Florence é quase uma lição para a vida: esteja aberto a aprender, com os outros e consigo mesmo. Essa experiência veio até nós para nos retirar da nossa zona de conforto. Aproveite a oportunidade para extrair o melhor de cada experiência. Então aprenda com sua equipe, absorva as experiências, transforme o distanciamento em uma oportunidade de criatividade e inovação, reinvente-se.

A sua coordenação de curso e todos os funcionários da Instituição seguirão dando o apoio necessário a todos nesse processo. Contem conosco! Estamos juntos, afinal… Somos Florence!

Notícias Relacionadas