6 motivos para você iniciar um estágio e impulsionar sua carreira

Estagiar é muito mais que apenas colocar em prática o que se aprende na graduação
Graduação | 02/10/2020

O estágio é um dos primeiros passos do estudante de graduação para adentrar ao mercado de trabalho. A atividade é fundamental para desenvolver a prática profissional e exercitar seus conhecimentos e competências. Além disso, o estágio é uma forma de impulsionar sua carreira, por isso, a Florence te mostra 6 razões pelas quais estagiar pode mudar a sua vida. Confira!

1. Colocar em prática toda a teoria que se aprende na graduação. O mercado de trabalho espera que, ao sair da graduação, você já esteja preparado para os desafios da sua profissão. Então, é o estágio que vai te proporcionar este primeiro aprendizado. É nele que você vai poder colocar em prática assuntos que aprendeu na teoria e já vai exercitando o que o mercado deseja de profissionais com a sua formação.

1. Entender de forma mais ampla como funciona o mercado de trabalho. O mercado de trabalho é amplo e cheio de exigências. Por meio do estágio, você começa a perceber essa amplitude e as necessidades que ele demanda na sua área de atuação. Por exemplo, se você estuda Direito, tem, pelo menos, 10 opções de campo para atuar: Penal, Civil, Tributário, Trabalhista, Ambiental…

1. Adquirir mais experiência e desenvolvimento profissional e pessoal. O estágio te permite adentrar na parte prática da tua formação superior, fazendo você adquirir mais experiência e maturidade, tanto na parte profissional quanto na pessoal. Você vai poder conviver e aprender com profissionais mais experientes e já estabelecidos no mercado e, assim, se desenvolver em todos os sentidos.

1. Conhecer mais profundamente áreas de atuação específicas do curso. Quando estamos cursando a graduação, percebemos que a profissão que escolhemos para nossa vida tem muitos campos de atuação específicos, que fazem com que precisemos delimitar ainda mais a nossa escolha, focando em uma área específica. A depender da sua escolha de estágio, você vai poder se aprofundar e perceber realmente se aquela área ali é a que você tem mais afinidade e que vai querer seguir depois de se formar.

1. Fazer networking. No estágio você vai conhecer muitas pessoas, não somente da sua área de atuação, mas de outras formações. Então, esta é a oportunidade de criar um relacionamento, formar parcerias e estreitar laços que
    Estudante de Odontologia

Gracileide Botelho, estagiária e estudante de Odontologia da Florence

poderão ajudar não só no seu trabalho como estagiário, mas mais adiante, quando você se formar.

1. Facilitar a entrada no mercado de trabalho. A pessoa que faz estágio já sai em vantagem comparada àqueles que passaram pela graduação sem essa experiência. O mercado é exigente e a falta de vivência profissional, muitas vezes, prejudica o recém-formado na hora de entrar no mercado de trabalho. Assim, o estágio é a prova de que já existe um conhecimento da atividade profissional, mostrando que a pessoa tem se preparado para assumir uma vaga na sua área de atuação.

Para Gracileide Botelho, aluna do 9º período do curso de Odontologia da Faculdade Florence, estagiar é a chance de praticar aquilo que se aprende dentro da sala de aula. “O estágio na área de Cirurgia está sendo uma grande oportunidade para desenvolver todo o aprendizado adquirido nas aulas e na Clínica-Escola durante o decorrer da graduação”, declarou.

Já para Jéssica Paiva, estudante do 4º período do curso de Ciências Contábeis da

Florence e estagiária do setor de tesouraria do Conselho Regional de Farmácia, o estágio

está sendo uma forma de se desenvolver tanto pessoal como profissionalmente. “É uma oportunidade muito incrível. Sempre trabalhei, mas nunca tinha sido estagiária. Como sou a única estagiária do setor que cursa contabilidade, é uma responsabilidade imensa porque tem documentos de extrema importância para o contador que acompanha meu trabalho”, explicou ela.

Percebeu como fazer um estágio vai ajudar em muitos aspectos da sua vida, principalmente na parte profissional? O estágio traz desafios e desenvolvimento para o estudante, tornando-o mais preparado para atuar no mercado, que está cada vez mais concorrido e exigente.