Impactos da pandemia na vida acadêmica universitária

Saiba como a Florence organizou suas atividades para minimizar as dificuldades desse período
Institucional | 07/10/2020

Do dia para a noite, uma nova realidade assolou o mundo com a pandemia do novo coronavírus. Uma completamente diferente e inesperada rotina passou a fazer parte da vida de todos, seja no trabalho, seja nos estudos. A vida virou de cabeça para baixo e, no caso dos estudantes universitários, não foi diferente. Entre conciliar estudos e afazeres domésticos, home office, além da própria dificuldade de conexão e acesso, os desafios foram inúmeros e os impactos, inevitáveis. Contudo, foi possível conciliar e, em um semestre atípico, reduzir ao máximo os possíveis prejuízos acarretados com essas dificuldades.

Para assegurar que esse período fosse o mais produtivo possível, a Florence deu início, rapidamente, ao ensino remoto e, agora, volta paulatinamente com uma série de medidas que trazem segurança a todos que frequentam a Instituição. Para possibilitar um retorno paulatino e gradual, a Florence segue fazendo a sua parte. Entenda as medidas tomadas pela Instituição para garantir que a Florence esteja preparada para todos.

Biossegurança e e-book

Inicialmente, antes mesmo do retorno das aulas presenciais no formato híbrido, a Florence preparou um novo protocolo de biossegurança a fim de garantir a saúde de sua comunidade acadêmica e evitar a disseminação da Covid-19 no campus. As medidas foram baseadas em recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em diretrizes dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo o professor Thales de Andrade, diretor Acadêmico interino da Florence, a equipe de colaboradores da Instituição foi toda treinada. “Nós preparamos toda a equipe para essa volta, afinal tudo que estamos vivenciando agora, bem como o protocolo de biossegurança, é muito novo, mas precisamos nos adaptar e fazer isso virar rotina”, pontuou.

Clique aqui para entender todas as medidas de biossegurança adotadas pela Instituição.

Para tornar o protocolo ainda mais efetivo e prático, foi criado um e-book com todas as medidas tomadas pela instituição, que devem ser seguidas por todos que circularem pelo Florence. O material ainda apresenta um panorama sobre a atual situação que vivenciamos.

Clique aqui para ter acesso ao e-book completo.

Dicas extras

Além das medidas de biossegurança, a Florence aproveita a oportunidade para destacar para sua comunidade acadêmica que, mais do que desafiador, esse período se mostra como um ambiente de oportunidades. É tempo de aprender, se reinventar ou mesmo se recriar em face aos novos desafios. Essas mudanças partem desde o aprendizado de novas formas de aprendizado até mesmo a novas formas de relacionamento com o mundo e com o próximo. Um dos pontos principais para garantir que esse tempo seja de crescimento é a organização, para que o tempo em casa seja o mais produtivo possível. Confira as divas separadas pela Florence para você:

Planeje sua rotina e se dedique aos seus estudos;

Construa uma agenda semanal de tarefas, com macro e micrometas. Seja comprometido com ela;

Utilize o máximo de recursos que encontrar on-line para te ajudar no acompanhamento das aulas e atividades;

Lembre-se: os professores estão disponíveis para te ajudar em todo esse processo. Assim sendo, fortaleça sua relação com seus docentes, além de coordenação de curso, secretaria e colegas;

Utilize os instrumentos e plataformas de ensino remoto disponibilizados pela Instituição para te ajudar nesse momento, não seja passivo. Lembre-se: você é responsável pela sua evolução acadêmica.

Veja aqui mais dicas para manter sua disposição ao longo do semestre letivo.

Os impactos da pandemia na nossa vida como um todo são inevitáveis, mas cabe a cada um decidir se isso será uma oportunidade para evolução ou se isso irá te deixar para trás. O que nos desafia nos faz crescer. A Florence deseja que todos vejam esse período como um momento de provocação de mudança e evolução. Contem com a Instituição nesse processo.