Clínica-escola da Florence oferece atendimento humanizado para pacientes

Em decorrência da pandemia, os serviços foram aprimorados para melhor atender a comunidade externa
Institucional | 09/10/2020

O primeiro contato do profissional da área da saúde com o paciente que busca atendimento clínico ocorre na triagem. Diante do novo contexto social, devido à pandemia da Covid-19, a Clínica-Escola da Florence aprimorou os serviços oferecidos à comunidade externa, visando combater a propagação do vírus e, dessa forma, garantir segurança e conforto aos que adentrarem o local, sempre ofertando um atendimento de qualidade e com humanização.

Em decorrência das novas medidas sanitárias, os alunos do Instituto Florence de Ensino Técnico estão recebendo atualizações sobre os métodos de atendimento na triagem dos pacientes da Clínica Odontológica, desde a anamnese ao exame físico.

Atendimento humanizado

Antes de passar pelo setor de triagem, o paciente deve se cadastrar na recepção. Logo em seguida, ele é direcionado ao consultório de Enfermagem, onde é feita a coleta de dados. Para evitar aglomerações, os estagiários do ensino técnico são divididos em quatro grupos e distribuídos em duas salas de atendimento.

De acordo com Lorena Barbosa, enfermeira da Clínica-Escola e preceptora dos discentes, todos os atendimentos são realizados através da prática humanizada.

“Os atendimentos são feitos com meu acompanhamento direto e só são liberados após a verificação de todos os procedimentos. Desde o primeiro contato, nós priorizamos o serviço humanizado. Perguntamos se o paciente está bem, verificamos os sinais vitais e depois utilizamos uma ficha para investigar se o paciente é um possível portador da Covid-19. O documento é preenchido com informações específicas, como: sintomas gripais (tosse, coriza, dor de garganta), sinais vitais, se tem doença crônica (hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, infecção renal ou se é portador de HIV). O paciente também é questionado se teve contato com alguém que contraiu a Covid-19 ou possui suspeita, se esteve bem nos últimos 14 dias, que é o tempo que o vírus se manifesta, e se esteve em alguma Unidade Básica de Saúde, pois é um local que tem muita aglomeração”, explicou.

Também são verificados os sinais vitais, a temperatura, a saturação, que é o nível de oxigênio do sangue, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Caso esteja tudo normal, o paciente segue para o atendimento odontológico.

Ensino técnico em prática

A experiência na Clínica-Escola da Florence é primordial para o desenvolvimento das habilidades ensinadas aos alunos na sala de aula, afirmou a preceptora Lorena Barbosa.

“A prática é fundamental para o aluno, além da teoria, para ele saber como é o dia a dia do técnico de enfermagem no mercado de trabalho. É importante o aluno saber como fazer o atendimento, como tratar o paciente de forma humanizada, pois hoje em dia é comum ouvir relatos de pacientes que chegam no consultório e são recebidos por profissionais que não conversam, não perguntam nem o nome da pessoa. Com isso, é importante sempre passar para os alunos sobre o atendimento humanizado, sobre como tratar bem o paciente e fazer com que ele se sinta mais à vontade”, reiterou.

Lícia Viana, estudante do II módulo do Técnico em Enfermagem, diz estar se surpreendendo com as novas vivências na Clínica-Escola da Florence.

“Tem sido bom, um momento enriquecedor e até inesperado, porque na turma é muito diferente. Como é o nosso primeiro estágio, mesmo tendo passado por outras aulas práticas, é muito bom ter contato com o paciente, saber as necessidades e trabalhar a empatia e o atendimento humanizado. Quanto aos procedimentos, está sendo gratificante saber que a gente realmente aprendeu na aula, no início dá com uma insegurança, a gente chega aqui e fica um pouco nervoso nos primeiros dias, mas depois é supertranquilo e a gente vai aprendendo até a gostar mais da profissão”, contou.

Mayron Trindade, estudante do II módulo do Técnico em Enfermagem, também afirma ter ficado nervoso com o ensino prático, mas que o dia a dia o ajudou a superar os desafios do estágio.

“Quando cheguei aqui no primeiro dia, fiquei nervoso, mas depois eu fui pegando o ritmo e está sendo muito gratificantes, os pacientes são bem educados e nós os tratamos bem. Eu estou gostando da experiência, aprendi muita coisa. Quando concluir o ensino técnico, a minha expectativa é cursar uma faculdade na mesma área e seguir a carreira na área da saúde”, revelou.

Agendamento

Para agendar atendimento odontológico na Clínica-Escola da Florence, o paciente deve entrar em contato através do telefone 3878 2130, apenas nas quintas-feiras. O aluno da Instituição também pode agendar na recepção o atendimento ao seu paciente.

Liliane Lima, pescadora, esteve pela segunda vez na Clínica para realizar restauração dentária e diz ter sido bem atendida pelos profissionais. “Estou achando muito bom, desde a triagem até o atendimento, porque em posto de saúde é difícil conseguir esse tipo de atendimento, também não tem o mesmo cuidado que estamos recebendo aqui”, elogiou.