MEC divulga novo cronograma de inscrições para vagas remanescentes do Fies 2020.2

Inscrições para o processo seletivo serão reabertas no dia 26 de outubro
Bolsas e Financiamentos | 19/10/2020

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou um novo cronograma de inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao segundo semestre de 2020. O anúncio ocorre após o Ministério ter informado, no início deste mês, a prorrogação do calendário devido a uma instabilidade no site. Com o novo cronograma, divulgado por meio de edital, o novo período de inscrições será reaberto no próximo dia 26 de outubro. As novas datas não trarão prejuízos para os candidatos já inscritos.

De acordo com o novo cronograma, no período das 7h do dia 26 outubro às 23h59 do dia 27 de outubro serão disponibilizadas para inscrições somente as vagas remanescentes para os cursos prioritários. A partir de 28 de outubro, a oferta passa a valer para todos os demais cursos.

As novas datas divulgadas também levam em consideração a situação escolar dos estudantes. No caso dos candidatos que já possuem matrículas ativas em uma Instituição de Ensino Superior, o prazo segue até o dia 27 de novembro para efetuação da inscrição. Já para os candidatos ainda não matriculados, o prazo termina no dia 3 de novembro. Clique aqui para saber todos os detalhes a respeito dos dias e horários de inscrição.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do programa.

Informações e Inscrições

As vagas remanescentes acontecem devido à desistência dos candidatos pré-selecionados na chamada regular ou falta de documentação, por exemplo. A ocupação destas vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Poderá se inscrever para concorrer às bolsas o candidato que:

– Participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, tendo obtido o mínimo de 450 pontos de média das notas, não tenha tirado zero na redação e possua renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos;

– Não tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil anteriormente;

– Não tenha concluído o ensino superior, já tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado;

– Já tenha concluído o ensino superior e não tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil;

– Já tenha concluído o ensino superior e tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil e o tenha quitado.

Após a conclusão da inscrição, o candidato terá até dois dias úteis subsequentes para comprovar as informações prestadas no cadastro, devendo atender às mesmas exigências dos pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do FIES referente ao segundo semestre de 2020.

CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FIES AQUI

Após a entrega da documentação comprobatória à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), esta terá também dois dias úteis para validar as informações da inscrição do candidato e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Sobre o FIES

O FIES é um protejo do Ministério da Educação (MEC), que visa conceder o financiamento de cursos superiores particulares a estudantes de baixa renda. Com o auxílio, os discentes podem conseguir financiar seu ensino superior com uma taxa de até juros zero, a depender da sua renda familiar.