Dia do Veganismo: saiba como nutricionistas contribuem para esse estilo de vida

Dia do Veganismo: saiba como nutricionistas contribuem para esse estilo de vida

Veganos precisam fazer acompanhamento nutricional especializado
Institucional | 01/11/2020
Compartilhe :

O veganismo é um estilo de vida no qual as pessoas escolhem não consumir nenhum tipo de produto ou alimento de origem animal ou seus derivados.  O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês), comemorado em 1º de novembro, celebra a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. A data surgiu em 1994, quando se comemorou o aniversário de 50 anos da fundação da Sociedade Vegana no Reino Unido.

Segundo pesquisa do Ibope de 2018, 14% dos brasileiros (cerca de 30 milhões de pessoas) se dizem vegetarianos. Os adeptos mostram um estilo de vida equilibrado e nutricionalmente substancioso, que preserva espécies e contribui para o desenvolvimento, incluindo a compaixão para com os animais, o impacto ambiental e, claro, as preocupações com a própria saúde.

Consulta com especialista

Apesar de ser uma prática saudável, antes de iniciar o veganismo é preciso fazer uma consulta especializada com um profissional em nutrição, que elaborará um plano alimentar específico às suas necessidades. “Nutrientes como ferro, vitamina B12 e proteínas de alto valor biológico estão presentes em maior quantidade em alimentos de origem animal, mas é possível que veganos tenham uma alimentação adequada e alcancem os nutrientes necessários fazendo um acompanhamento com um profissional”, comentou a professora do curso de Nutrição da Faculdade Florence, Eduarda Bogéa.  

Ela destaca que as estratégias nutricionais devem ser usadas para favorecer uma melhor utilização dos nutrientes nos alimentos em veganos. Um exemplo para a otimização do ferro de origem vegetal é o consumo das folhas verde escuras e das leguminosas, como feijão. “O acompanhamento por nutricionista nos indivíduos veganos é de fundamental importância, afinal esse profissional vai ter o objetivo de mostrar o aporte adequado de nutrientes, seja por meio da alimentação ou suplementação, para que os adeptos do veganismo tenham uma boa saúde”, explicou.

Na avaliação das pessoas que desejam ser veganas são feitos exames físicos levando em consideração peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), porcentagem de gordura por bioimpedância (quando há indicação) e a avaliação nutricional, na qual o paciente é questionado sobre seus hábitos de vida, comportamento alimentar, tipo de vegetarianismo em que se enquadra ou pretende se enquadrar, além do nível de atividade física. O nutricionista também irá solicitar exames de sangue para controlar deficiências nutricionais e avaliar a necessidade de suplementação.

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2021.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição numa Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence!

Notícias Relacionadas