Live do curso de Farmácia da Florence promove conscientização sobre o câncer de mama

Live do curso de Farmácia da Florence promove conscientização sobre o câncer de mama

Com transmissão via canal da Florence no Youtube, evento teve mais de 450 espectadores
Farmácia | 03/11/2020
Compartilhe :

Centro Acadêmico de Farmácia Garibaldi Carvalho Filho, da Faculdade Florence, promoveu, no último dia 28 de outubro, palestras relacionadas a questões pertinentes sobre o câncer de mama, esclarecendo dúvidas, mitos e, principalmente, alertando sobre o diagnóstico precoce. Acadêmicos da instituição e o público externo acompanharam o evento via canal da Florence no Youtube e puderam aprender sobre diversos assuntos relacionados ao papel do farmacêutico no tratamento de pacientes oncológicos.

Abordando o tema “A importância do toque”, a solenidade esclareceu as principais dúvidas e mitos relacionados à patologia e apresentou os aspectos/contribuições da atuação do farmacêutico na Oncologia.

“Estamos felizes em estar fazendo a abertura desse evento. O Centro Acadêmico de Farmácia foi quem construiu toda essa história para podermos falar sobre a questão do toque, convidando palestrantes de suma importância com temas diferenciados. Nós, mulheres, precisamos nos conhecer, fazer o toque, o exame de colo de útero e o preventivo. Muitas mulheres, às vezes, sentem alguma coisa e não dão importância, preferem se automedicar como se fosse amenizar o problema, mas, na verdade, está mascarando uma doença que pode ser o câncer de mama, alertou a coordenadora do curso, Prof.ª Kallyne Bezerra.

A importância do toque

Doutora em Biotecnologia, a Dra. Nilviane Pires abriu a programação falando sobre a “Importância do toque e autoconhecimento da mulher sobre seu corpo”.

“Para mim, é uma honra estar aqui para falar de um tema tão importante. Primeiramente, quero agradecer o convite do Centro Acadêmico de Farmácia da Faculdade Florence, também quero agradecer ao professor Saulo e à professora Andressa, que cederam um pouco de seu tempo para passarem um pouco mais de conhecimento para nós sobre essa área de atuação do farmacêutico. Essa não é uma questão feminina, é uma questão de todos e a prevenção é o melhor caminho. Convido vocês, homens e mulheres: juntem-se nessa luta, difundam essa questão do câncer de mama, pois vocês irão salvar muitas vidas”, ressaltou a palestrante em sua fala.

Farmacêutico da Fundação Antônio Dino (Hospittal Aldenora Bello) e especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar em oncologia, o palestrante Saulo Magno abordou a “Atuação do Farmacêutico na Oncologia – manipulação dos quimioterápicos” em sua apresentação.

“Fiquei surpreso e até parabenizo a coordenação do curso pela escolha do tema, porque a Oncologia é um assunto que ainda não está sendo visto com frequência nas universidades. Estudei na UFMA e não me lembro de ter visto a Oncologia na minha grade curricular. Eu cheguei à Oncologia quando comecei a distribuir currículos em alguns hospitais. Sempre soube que eu queria farmácia hospitalar e foi onde o Aldenora Belo recebeu meu currículo e solicitou para que fizesse uma avaliação. Passei por várias etapas, até que fui selecionado e hoje estou há três anos atuando como farmacêutico na quimioterapia”, relatou.

Farmacêutica e residente em Oncologia, a palestrante Andreza Sales encerrou o evento discutindo o tema “Atribuições clínicas do farmacêutico oncológico”.

“Esse profissional tem adquirido mais espaço na equipe multidisciplinar devido aos valores das intervenções ocasionadas por sua presença qualificada e atuante. Foi muito gratificante participar desse momento, espero ter despertado o interesse, pois, como foi dito anteriormente pelo professor Saulo, nós estudamos em uma instituição na qual a gente não teve o mínimo contato com a Oncologia. Para muitos é um mundo desconhecido, então temos que abraçar essa área, que é linda e gratificante. Fica o meu agradecimento e espero ter contribuído de alguma forma”, pontuou.

Clique aqui e assista ao evento na íntegra!

 

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

 

*Confira condições aqui.

Notícias Relacionadas