Dia da Cultura: Florence enaltece manifestações culturais maranhenses

Data foi instituída em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa
Institucional | 05/11/2020

O dia 5 de novembro marca o Dia nacional da Cultura e da Ciência. A data foi instituída pela Lei 5.579, de 1970, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa. Um dos mais importantes personagens da história do Brasil, Rui Barbosa deixou exemplos brilhantes no Jornalismo, na diplomacia, na política e no Direito. Esta data não tem relevância somente por ser o Dia Nacional da Cultura, mas também o da língua portuguesa e o do cinema brasileiro, duas áreas estratégicas para o desenvolvimento do nosso país. A Faculdade Florence aproveita a oportunidade para valorizar e enaltecer a cultura maranhense.

Cultura maranhense

Fonte: Secretaria de Turismo do Maranhão

Participantes do Bumba Meu Boi se apresentando em São Luís

Das manifestações culturais maranhenses, uma das mais marcantes é o Bumba Meu Boi, que é divido em 5 “sotaques”: Sotaque da Baixada, Sotaque de Matraca, Sotaque de Orquestra, Sotaque de costa de mão e Sotaque de Zabumba. Em São Luís, existe uma rivalidade grande entre o Boi de Maracanã e o Boi da Maioba, que são os maiores bois do sotaque de matraca. É um amor tão grande que o povo tem por esses bois, que podemos comparar ao das torcidas dos times de futebol. Geralmente as apresentações dos bois ocorrem entre junho e julho.

Num espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba Meu Boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. Elevada a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, a manifestação tem origens indefinidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzidos principalmente por meio da religiosidade, são evidentes.

Nas comunidades que fazem a brincadeira, as celebrações e o trabalho em torno da festa duram praticamente o ano inteiro. Um dos desafios é preparar o couro do boi, revestimento de camurça belamente decorado com canutilhos que recobrem o corpo do animal, pois é de bom tom que este seja renovado a cada temporada. Mas é durante os festejos juninos que ele reina absoluto, arrastando multidões e encantando quem assiste pela primeira vez suas apresentações. Em todo o estado, são mais de quatrocentos grupos de Bumba Meu Boi encantando quem assiste a essa bela demonstração popular.

Tambor de Crioula e outras danças

Além do Bumba Meu Boi, outra forte manifestação cultural característica do Maranhão é o Tambor de Crioula. Manifestação de raízes africanas que só existe no Maranhão, o Tambor de Crioula foi reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Alegre, sensual e irreverente, pode ser apreciado ao ar livre, nas praças, casas e interior de terreiros por todo o Maranhão, mas sobretudo em São Luís.

Não tem uma época fixa de apresentação, mas pode-se observar uma concentração maior nos períodos que correspondem ao Carnaval, às festas de São João e a partir do 2° sábado de agosto, quando ocorrem também as rodas de Bumba-Boi. Os tocadores e coureiras, como são chamadas as dançarinas do Tambor, ganham as ruas espalhando animação e muito ritmo.

O som é extraído de tambores tradicionalmente feitos de troncos de árvores e recobertos de couro de cabra. E o vestuário, extravagante, é composto por saias rodadas e coloridas, blusas rendadas, turbantes e uma profusão de colares.

Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa, o Tambor de Mina, a Festa do Divino, entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.

A Florence se orgulha de ser genuinamente ludovicense e aproveita a oportunidade para lembrar a todos da importância de valorizar nossa rica história.

Viva a cultura maranhense!!!

Processo Seletivo 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora! *Confira condições no edital.