Medicina Veterinária: área multifacetada e repleta de oportunidades

Medicina Veterinária: área multifacetada e repleta de oportunidades

Conheça as diversas áreas de atuação do médico veterinário
Institucional | 06/11/2020
Compartilhe :

Escolher o curso dos seus sonhos é uma tarefa nada fácil, sobretudo quando desconhecemos o campo profissional que almejamos seguir para o restante das nossas vidas. No caso da Medicina Veterinária não é diferente, pois, apesar de ser popularmente conhecida como uma área mais voltada a animais de pequeno porte ou a atendimentos clínicos e cirúrgicos, ela é muito ampla e repleta de oportunidades. Foi para desmistificar essa questão que a Florence conversou com o médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Ronielle Ribeiro.

Conforme o docente, parte da população ainda desconhece a gama de atuação dos médicos veterinários. “Ainda há um desconhecimento por parte da população com relação à Medicina Veterinária. Alguns, infelizmente, pensam que é ser apenas veterinário de cães e gatos, no entanto há uma gama de áreas de atuação do médico veterinário. Hoje a medicina veterinária não é apenas saúde animal e sim saúde única”, comentou.

Clique aqui para saber tudo sobre a saúde única na formação do médico veterinário.

Área plural

“Área de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, especialidades (anestesiologia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia, fisioterapia, acupuntura…dentre outras); área de produção (bovinocultura, suinocultura, apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, equideocultura…); saúde pública (inspeção de leite e derivados, inspeção de carne e derivados, saúde única, controle de zoonoses…); oficiais médicos veterinários de instituições militares, entre outras”, elencou o professor Ronielle quando questionado a respeito das possibilidades de atuação do veterinário.

Apesar de complexa, a área segue cheia de oportunidades, sobretudo no Maranhão. Segundo o professor Ronielle Ribeiro, o mercado vem crescendo a cada dia no estado. “Ainda há uma crescente na área de Medicina Veterinária no Maranhão com muitas áreas a serem exploradas. Hoje o Maranhão é o maior produtor de carne do Nordeste, sinal esse que demonstra o campo de atuação para esse profissional”, afirmou. “A principal vantagem após a formação é que o profissional consegue direcionar em qual área ele quer atuar e tem a possibilidade de poder se destacar”, acrescentou.

Para se tornar um bom médico veterinário, contudo, é necessário dedicação e empenho nos estudos, para a garantia de uma capacitação profissional qualificada e diferenciada. “É necessária uma dedicação por parte do discente com intuito dele ser referência na área em que ele quer atuar. É preciso ter um diferencial em relação aos demais colegas de trabalho, fator importante para fazer ‘nome’ no mercado. Hoje o mercado é bem exigente e absorve os profissionais mais bem qualificados”, alertou o docente.

O professor ainda fez questão de dar uma dica de ouro para quem ainda tem dúvida se essa é ou não uma área promissora. “Dedicação e foco durante a graduação é essencial para que o futuro profissional consiga discernir em qual das grandes áreas de atuação do médico veterinário ele quer se inserir. Sempre afirmo que há mercado para aquele profissional qualificado e capacitado”, arrematou.

Conheça um pouco mais sobre algumas das áreas de atuação do Médico Veterinário:

Área de produção

A produção de alimentos de origem animal, como a proteína, deve, obrigatoriamente, passar por um médico veterinário. Nessa indústria temos, dentre outros, a produção de carne, ovo, leite e seus derivados. Fortemente conectada com o agronegócio, essa é uma área em constante expansão.

Vigilância e inspeção

Ainda relacionada à área de produção de alimentos, o médico veterinário pode se dedicar à vigilância e à inspeção de todos os produtos de origem animal. É responsabilidade do médico veterinário a avaliação desses produtos para garantia da sua qualidade para o consumidor final.

Veterinária Esportiva

A área de veterinária esportiva tem principal foco os equinos, preparando-os para provas equestres. O profissional da área é responsável pelo tratamento dos animais relacionados às lesões e demais problemas devido aos grandes esforços exigidos pela prática esportiva.

Saúde Pública

Mesmo que muita gente não saiba, além dos animais, os médicos veterinários também são responsáveis por cuidar das pessoas. Na saúde pública, por exemplo, ele trabalha com o intuito de prevenir e controlar zoonoses, que são doenças do homem, mas transmitidas por animais. Dessa forma, o médico auxilia na preservação do bem-estar da sociedade.

Pesquisa e desenvolvimento

Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, os médicos veterinários se dedicam à produção de vacinas e medicamentos para os animais, bem como melhoramento genético e a reprodução de espécies. O médico veterinário também pode colaborar em questões ligadas ao ser humano, trabalhando em pesquisas para os dois eixos – humano e animal.

Competições

Em ambientes de competição e concursos, também é importante a presença de médicos veterinários especializados na área, pois ele será o responsável pela avaliação dos participantes. A saúde do animal e a ingestão de substâncias proibidas estão entre as atribuições do profissional que atua na área.

Além dessas, muitas outras são as áreas de atuação do Médico Veterinário.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Sempre foi seu sonho ser médico veterinário? Então não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas