Entenda os benefícios do Laboratório Virtual de aulas práticas no Ensino Superior

A Florence oferece o que há de mais atual e inovador para a aprendizagem ativa do estudante
Institucional | 12/11/2020

Um dos principais diferenciais da Florence é a inovação. A Instituição preza pela promoção do ensino de excelência atrelado às potencialidades da Tecnologia da Informação (TI). Nesse sentido, uma das ferramentas ofertadas é o Laboratório Virtual, por meio do qual os acadêmicos podem acompanhar e realizar experimentos em diversas áreas, como da saúde, sem sair de casa. Os simuladores de um ambiente real replicam, com alto grau de fidelidade, as práticas realizadas em um laboratório físico tradicional.

Amplo acervo de práticas

São práticas roteirizadas on-line, associadas ao plano pedagógico da Florence, com alta fidelidade aos experimentos realizados nos laboratórios reais. São mais de 200 práticas que atendem às mais diversas disciplinas. Algumas áreas são: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética e Radiologia.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Florence, Januário Máximo, a Florence foi a primeira Instituição, em São Luís, a se organizar para operar de forma remota logo no início da pandemia.

“Desde então tem trabalhado, diuturnamente, para trazer o que de melhor tem sido desenvolvido na área de tecnologia da educação. Além do aumento do seu parque tecnológico, a compra de ferramentas e instrumentos digitais para as aulas on-line, a Florence realizou também essa super parceria com a empresa Algetec e implantou os laboratórios virtuais para aulas práticas”, explicou.

O docente afirma que essa ferramenta inovadora dá ao aluno a oportunidade de ter o estudo prático na “na palma da mão”.

“Os estudantes têm adorado e estão bastante satisfeitos com a possibilidade de executarem vários experimentos em diversas áreas do conhecimento e, desta forma, continuar com a qualidade do seu processo de formação. Do ponto de vista pedagógico, é muito bom para o aluno fazer uma prática individualizada, com possibilidade de repetir os experimentos várias vezes, o que fará com que o seu desempenho melhore significativamente quando as práticas puderem ser realizadas em ambientes reais. Ainda tem o conforto de agendamentos prévios e, o que é melhor, o acesso pode ser realizado sem sair de casa”, comentou.

Em funcionamento na Florence desde junho deste ano, os Laboratórios são conectados diretamente nas disciplinas dos professores que, em pontos pré-determinados dos conteúdos, podem inserir a prática virtual. Todas elas são roteirizadas e com material de apoio para a aprendizagem ativa do estudante.

“Os procedimentos executados pelo aluno têm relação direta com os resultados, sejam eles certos ou errados. Apesar de digital, o aluno percebe que não é um game, e sim uma plataforma de coleta de dados e que suas ações têm influência nos resultados. O aluno pode acessar on-line, fazer e refazer os experimentos de forma muito ativa”, explicou Vinicius Dias, diretor da empresa Algetec – Soluções Tecnológicas em Educação, parceira da Florence na execução da ferramenta.

Especializada em desenvolvimento de tecnologia, a Algetec é uma empresa que apoia a implementação da ferramenta no Ambiente Virtual (AVA) da Instituição e ajuda a definir as estratégias de utilização.

Segundo o diretor, é uma tendência em termos de soluções educacionais, independentemente da modalidade de ensino. Possuem desde uma extrema precisão nas operações e medidas até possíveis equívocos cometidos pelos acadêmicos durante a aula. Um aluno EAD pode simular situações práticas a partir do conhecimento adquirido na teoria.

Vantagens

Os docentes selecionam os experimentos adequados às disciplinas para, em seguida, os laboratórios serem integrados ao AVA, tudo com a segurança de uma experiência digital alinhada ao projeto pedagógico e às demandas do mercado de trabalho. Além disso, é possível acessá-los de qualquer lugar, em qualquer horário. Basta ter em mãos um computador ou smartphone com acesso à internet.

Yasmin Sousa, aluna do segundo período de Farmácia da Florence, utilizou o laboratório para as aulas práticas de Bioquímica e diz que o espaço é um canal de grande valia para os acadêmicos.

“É fato que o laboratório virtual é de grande valia nesse momento de pandemia, período no qual ele é uma plataforma utilizada por acadêmicos do grupo de risco para a realização de aulas práticas, o que contribui para a inclusão de todos. O laboratório virtual é um meio de aprendizagem muito bom, pois possui as ferramentas necessárias para realização do que é exigido pelo professor”, afirmou.

“A utilização do laboratório virtual foi algo muito bom, um avanço na forma de ensino, tendo em vista a situação que estamos enfrentando. Durante as aulas, houve todo um processo de conhecimento, assim como o apoio do professor. Tudo muito realista, desde as ações, os movimentos até os resultados. Acredito que tenha sido satisfatório a todos”, destacou Reginaldo Pereira, acadêmico do segundo período de Enfermagem, que utilizou a ferramenta para a aula prática de Bioquímica.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.