6 de novembro: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Data sensibiliza homens para colaborarem com o fim da discriminação e violência de gênero
Datas Comemorativas | 06/12/2020

O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é lembrado anualmente em 6 de dezembro com o objetivo de sensibilizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. A data foi oficializada por meio da Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.

O dia remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem local e começou a atirar, assassinando 14 mulheres.  O jovem se suicidou e deixou uma carta justificando o ato: ele não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime chamou a atenção da opinião pública do país, promoveu debates sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).  O movimento cresceu mundialmente e tem a missão de promover a equidade de gênero.

O Brasil é o quinto país mais violento do mundo para as mulheres. Segundo o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2019, houve 66.041 registros de violência sexual em 2018 – 81,8% das vítimas são do sexo feminino; 53,8% tem até 13 anos de idade. O Anuário também alerta que 16 milhões de mulheres com mais de 16 anos sofreram algum tipo de violência no Brasil.

Violência durante a pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, a violência contra a mulher se agravou. Os casos de feminicídio cresceram de 117 para 143 (22,2%) entre março e abril deste ano, em 12 estados do país, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Professor de Antropologia e Sociologia, Jorge Marcelo.

Professor de Antropologia e Sociologia, João Marcelo.

O professor de Antropologia e Sociologia do curso de Direito da Faculdade Florence João Marcelo afirma que a data é importante para que os homens se coloquem em desconstrução. “Por meio de ações como essa que chamam atenção para as relações de gênero e poder, os homens analisam suas condições como atores principais da violência contra a mulher, afinal eles crescem em ambientes machistas que diminuem e violentam mulheres. Datas como esta dão visibilidade para a violência contra as mulheres, visto que, infelizmente, essas situações ainda são naturalizadas todos os dias”, comentou.

Ele acrescenta que para acabar com a violência contra a mulher, além das leis que protegem a mulher vítima de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, é necessário trabalhar as microrrelações sociais, desnaturalizando os vícios patriarcais e investindo em educação.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui em nosso site. O processo seletivo é totalmente on-line.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.