Florence celebra o Dia da Justiça

Data completa 60 anos e homenageia o Poder Judiciário
Datas Comemorativas | 08/12/2020

O Dia da Justiça é comemorado anualmente em 8 de dezembro no Brasil e tem por objetivo homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis por fazer com que a justiça seja cumprida. A Faculdade Florence deseja que todos os magistrados, operadores, servidores e alunos em formação na área do Direito se sintam homenageados neste dia pelo trabalho que realizam em busca de um país mais justo.

A data este ano completa 60 anos e enfatiza a importância do debate sobre os problemas, desafios, conquistas e objetivos a serem alcançados no sistema de justiça brasileiro.

Professor das disciplinas de Processo Penal II e Penal III, Gustavo Castelo.

Professor das disciplinas de Processo Penal e Direito Penal, Gustavo Castelo.

“Quando se fala do sistema de justiça brasileiro, não se está falando apenas do Poder Judiciário, mas de todos os órgãos e profissionais que estão relacionados a ele, a exemplo da OAB e seus advogados, Ministério Público, Defensorias Públicas e servidores públicos. Por isso a importância da data para, de forma democrática e com pluralidade de opiniões, fomentar o debate em todo o país sobre o tema justiça e como se podem ser implementadas medidas para que ela seja aperfeiçoada”, pontuou o professor das disciplinas de Processo Penal e Direito Penal do curso de Direito da Faculdade Florence Gustavo Castelo.

Ele acrescenta que a justiça, no mais amplo significado que a palavra sugere, é o fim último da atuação do Poder Judiciário enquanto aplicador do Direito e da lei ao caso concreto. Logo, é necessário ser buscada todos os dias, sem exceção.

O Poder Judiciário está divido entre os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal.

Origem da data

O Dia da Justiça foi estabelecido através do artigo 5º do Decreto de Lei nº 1.408, de 9 de agosto de 1951. A data é considerada feriado em todo o território nacional, ou seja, no Dia da Justiça todos os fóruns e ofícios de Justiça não funcionam.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1951, o Dia da Justiça é celebrado desde 1940 em referência à imagem da Imaculada Conceição.

Estude Direito na Florence!

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. “Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia. Nossos alunos têm todas as oportunidades de serem ‘testados’ por potenciais empregadores diretamente no campo, durante o estágio obrigatório, saindo da faculdade preparados para o mercado de trabalho”, destacou o coordenador do curso Artur Melo.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.