Docente da Florence dá dicas de cuidados com a postura no home office

Docente da Florence dá dicas de cuidados com a postura no home office

Postura inadequada e trabalho excessivo sem pausas são as principais causas de lesões
Fisioterapia | 29/12/2020
Compartilhe :

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o trabalho home office ganhou destaque no mundo todo. Esse foi o meio utilizado pelas empresas para dar continuidade ao dia a dia da rotina trabalhista visando preservar a saúde dos funcionários e evitar a disseminação da Covid-19. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, profa. Beatriz Jordão, essa nova rotina exige cuidados específicos para garantir a saúde do trabalhador, um deles, por exemplo, é a atenção com uma postura adequada.

Profa. Beatriz Jordão, coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence

“A coluna vertebral tem como uma das funções a sustentação da estrutura corporal. Com isso, predispõe a coluna a desvios em suas curvaturas, causando dores e lesões. É importante se preparar para a jornada de trabalho, ou seja, se arrumar, tomar café e ter o ambiente de trabalho claro, fresco e organizado. As pausas de descanso também devem ser respeitadas”, alertou.

Para evitar lesões, o ideal é respeitar as horas da jornada de trabalho normal, conforme detalhou a docente. “A pessoa deve respeitar os intervalos, mudando de postura constantemente (assim que se sentir desconfortável), levantando-se para fazer alongamentos e movimentando-se. É recomendado fazer alongamentos antes, durante e após o expediente, bem como se sentar próximo ao computador com os braços paralelos à coluna vertebral, com os cotovelos flexionados em um ângulo de 90º. Caso as mãos estejam acima do cotovelo, deve-se aumentar a altura da cadeira. A altura da cadeira também deve estar ajustada para que os olhos estejam alinhados com a parte superior da tela do computador”, explicou.

Postura inadequada e trabalho excessivo sem pausas são as principais causas de lesões como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares relacionadas ao Trabalho. Beatriz Jordão recomenda alguns cuidados para prevenir tais lesões. “Deve-se evitar a mesma posição por longos períodos. Exercícios de alongamento são ideais, além das pausas para mudança de postura. Intervalos de 15 segundos são o suficiente para que não haja incômodos”, arrematou.

Estude Fisioterapia na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

O mercado de trabalho para os formados em Fisioterapia vem se expandindo muito nos últimos tempos no Maranhão e oferece excelentes perspectivas profissionais aos graduados nesta área. A formação em Fisioterapia permite que os profissionais possam atuar em diversos campos mais conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care.

Também podem atuar em áreas que estão em ascensão, como fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Consulte condições aqui.

Notícias Relacionadas