Dia do Leitor: confira seis indicações de livros indispensáveis para universitários

Dia do Leitor: confira seis indicações de livros indispensáveis para universitários

A leitura exercita as capacidades de comunicação, interpretação e cognição
Biblioteca | 07/01/2021
Compartilhe :

Nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor, data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura. O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição. O aumento do vocabulário, a compreensão do texto e a ortografia são outras vantagens significativas de ler com frequência.   

O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro. A pesquisa também aponta que o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. A redução foi sentida, sobretudo, entre leitores com ensino superior e na classe A.

Por essa razão, a Faculdade Florence, com o objetivo de incentivar a leitura e celebrar o Dia do Leitor, convidou a bibliotecária Claudenice Goulart, responsável pela Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, para listar três obras literárias e três obras técnico-científicas indispensáveis para a ampliação do campo do conhecimento dos acadêmicos na prática da leitura. Confira abaixo:

1 – “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, de Darcy Ribeiro;

2 – “Ciência e política: duas vocações”, de Max Weber;

3 – “Uma breve história da humanidade”, de Noah Yuval Harari;

4 – “Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991”, de Eric Hobsbawm;

5 – “Estudos sobre a globalização”, de Diogo Ramada Curto;  

6 – “Pense como um freak: como pensar de maneira mais inteligente sobre quase tudo”, de Steven D. Levitt.

Além das indicações de livros, a bibliotecária Claudenice Goulart pontua que o ato de ler é um processo de apreensão e compreensão das informações que nos torna seres críticos.

Bibliotecária Claudenice Goulart

Bibliotecária Claudenice Goulart

“A leitura surgiu a partir do homem compreender a precisão de se comunicar e expressar suas vivências. Ela nos torna seres pensantes, críticos, que sabem dialogar e expor suas opiniões a fim de impulsionar as possibilidades de conhecimento para uma consciência perante o mundo em que vivemos. Atualmente, grande parte da população brasileira segue sem domínio desejável da leitura, situação que ameaça o desenvolvimento social, econômico e político do país. Logo, é fundamental buscar meios no intuito de garantir que o ato de ler seja uma conquista de todos”, disse a bibliotecária Claudenice Goulart.

Origem da data

Em 7 de janeiro de 1928, o jornal diário “O Povo” começou a circular em Fortaleza, no Ceará. Seu fundador, o poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha, foi formado em Odontologia e chegou a ser telegrafista e deputado federal.

Para homenagear Demócrito e seu jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção, divulgar fatos políticos e ter um suplemento chamado “Maracajá”, que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época, a data de fundação do periódico passou a celebrar o Dia do Leitor no Brasil.

Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta

Ter uma biblioteca física é uma das formas das instituições de ensino contribuírem para a valorização do conhecimento e crescimento do número de leitores. Em razão disso, a Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, da Faculdade Florence, tem o objetivo de disponibilizar à comunidade acadêmica informações técnico-científicas, através de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão. 

Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta

Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta

Na Biblioteca, os estudantes podem encontrar inúmeros títulos disponíveis para acesso. Seu acervo possui mais de 28.000 obras, dos mais variados temas, para utilização de toda a comunidade acadêmica.

A bibliotecária Claudenice Goulart destaca que as bibliotecas são grandes instrumentos de disseminação da informação e importante suporte para a formação de muitos indivíduos, configurando-se, assim, em novas formas e obedecendo às mudanças cada vez mais evidentes no meio acadêmico. Ela ressalta que as bibliotecas universitárias são parte integrante das instituições de ensino superior, tendo como escopo principal apoiar o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O acesso à biblioteca digital é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento. Para realizá-lo, basta acessar a página principal, clicar no link de serviços, localizado na barra superior do site, e depois em Biblioteca. 

O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, implementado por conta da pandemia. Desde então, o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre elas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas