Dia do farmacêutico: entenda a importância da profissão para a sociedade

A área da Farmácia convive com alta no mercado desde 2020
Datas Comemorativas | 20/01/2021

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. Este profissional é perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências para o organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

A ideia de criar uma data que celebre os profissionais de Farmácia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado, em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos. Na ocasião, Oto questionou aos colegas o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão, já que todas as outras profissões tinham uma data comemorativa.

A data foi escolhida em atenção ao dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e para dar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Para esse profissional, a área da saúde tem diversas oportunidades e está se expandindo. O mercado farmacêutico cresceu durante os 10 primeiros meses de 2020, apresentando um aumento no faturamento de 13,6% de janeiro a outubro. Nesse período, o volume movimentado por esse mercado foi de R$ 113,02 bilhões, segundo dados da IQVIA Brasil, que audita o setor.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, a professora Kallyne Bezerra, o farmacêutico possui muitas atribuições e responsabilidades que colaboram com a promoção da saúde, tais como: avaliação de prescrição, dispensação, prescrição farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacovigilância, administração de medicamentos, aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, participação e difusão de campanhas de educação em saúde, além da responsabilidade solidária.

“O dia 20 de janeiro dá maior visibilidade e reconhecimento ao papel do farmacêutico, que promove saúde diferenciada nas diversas áreas da profissão, afinal ele é responsável técnico em farmácias e drogarias, atua em hospitais e clínicas, contribui com distribuição e logística de medicamentos, ajuda em várias áreas, como a estética, produz estudos por meio das plantas medicinais e práticas integrativas e pode atuar também no empreendedorismo”, destacou a professora Kallyne Bezerra.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade gratuita, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 60%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.