Valorização: Nos EUA, enfermeira é nomeada maior autoridade em saúde

Florence ressalta profissão e se orgulha da visibilidade internacional dada à categoria
Institucional | 02/02/2021

A Contra Almirante enfermeira Susan Ortega foi nomeada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como maior autoridade em Saúde Pública do país. A decisão foi anunciada nesta semana e traz à categoria felicidade e orgulho, motivo pelo qual a Florence destaca a decisão, parabenizando o presidente pela valorização da profissional e felicitando toda a categoria pela representatividade global.

“Achei muito importante o reconhecimento e as perspectivas de valorização da profissão. Traz um impacto, uma força grande para a profissão quando países como os EUA fazem esse reconhecimento. Nós sabemos tudo que se consegue quando o comando da saúde vem de uma enfermeira: visão holística, humanização, ciência muito sólida, ampla! Cuidado integral à saúde! Algo ainda mais realçado durante a pandemia”, destacou a diretora-geral da Florence, professora Rita Ivana Barbosa Gomes.

Joe Biden nomeou a enfermeira como “Surgeon General” (cirurgiã-geral). O cirurgião-geral dos EUA, nomeado pelo presidente, é o chefe de operações do US Public Health Service Commissioned Corps (USPHS) e, portanto, é o principal porta-voz da saúde pública do governo federal. O Surgeon General é um “médico da nação”, que atua fornecendo informações de saúde pública e supervisionando mais de 6.000 profissionais uniformizados de saúde pública USPHS.

Susan Orsega é enfermeira registrada e trabalhou no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde antes de ser nomeada Enfermeira Chefe do USPHS em 2016.

Susan tem vasta experiência em assistência médica de emergência e alívio em desastres, tendo servido em 15 missões nacionais e internacionais de alívio em desastres do governo dos Estados Unidos. Ela foi introduzida na Academia Americana de Enfermagem em 2016.

Enfermagem na Florence

Há mais de 20 anos a Florence reconhece e valoriza essa importante profissão. A instituição, com muita responsabilidade, carrega em sua origem o nome de uma importante enfermeira: Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna que serviu como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso, ele tem oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e a possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

“Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho maranhense”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso da Instituição.

Por tudo isso, a Instituição segue seu compromisso com alegria e satisfação devido a mais essa merecida valorização da categoria.