Direito e novas tecnologias: as inovações no mundo jurídico

Conheça as mudanças provocadas pela modernização
Direito | 02/03/2021

A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de introdução das novas tecnologias nos serviços do mercado, que agora precisam lidar com essas novidades nas atividades profissionais. Com isso, o Direito, ciência que tem por objetivo prevenir e suprimir os conflitos sociais, também sofre os impactos e modificações causadas pelo uso das novas tecnologias

No cenário tecnológico, o desenvolvimento de inovações para melhorar ou auxiliar o trabalho humano é crescente. Assim sendo, no âmbito forense não seria diferente. Segundo o coordenador do curso de direito, prof. Davidson Miranda, atualmente, existem diversas novidades tecnológicas que dão suporte ao Bacharel em Direito.

“A nova tecnologia vai atingir hoje, no país, mais de 1 milhão de advogados, de acordo com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O mercado de trabalho exigirá competências e habilidades dos futuros profissionais, que ultrapassam apenas saber o Processo, mas como aplicá-lo dentro de uma Inteligência Emocional e, em especial, a Inteligência Digital. A bilateralidade entre tecnologia e Direito é fundamental para estudantes, bacharéis e advogados, pois a aplicação cada vez maior da tecnologia no dia a dia das pessoas torna especial compreender os impactos que isso traz para o Direito, já que envolve questões como legislação, relacionamento com os clientes e o próprio posicionamento do advogado no mercado”, afirmou.

Professor Davidson Miranda

Processos eletrônicos

Um outro aspecto que deve ser observado é que a tecnologia também afeta diretamente a forma como os profissionais da área jurídica exercem suas funções. Tanto no âmbito judicial quanto no âmbito extrajudicial, a tendência é que os processos e procedimentos sejam disponibilizados de forma totalmente digital.

Conforme o professor Davidson Miranda, com o avanço dos computadores, os processos que eram físicos já estão sendo realizados por meios eletrônicos. No território brasileiro, essa novidade foi regulamentada pela lei 11.419 de 2006. Em alguns lugares do país, os advogados já possuem acesso às vistas dos autos por meios eletrônicos. Em alguns casos, até para peticionar ações não é mais necessário ter que se deslocar até os fóruns para acesso aos processos.

Sendo assim, tribunais, escritórios e organizações, ao fazerem uso da tecnologia, exigem que os profissionais se adaptem e desenvolvam novas competências até então não exigidas, como, por exemplo, realizar audiências e sustentação oral no tribunal por meio de uma plataforma digital.

Ainda de acordo com o professor Davidson Miranda, “muitas são as tecnologias à disposição dos profissionais do Direito: desde o uso da inteligência artificial até a reconstituição de fatos por meio de realidade virtual ou ampliada, a automatização do acompanhamento processual, o suporte na elaboração de peças, as audiências por meio de videoconferência, entre outras questões que agora ocupam posição de destaque no saber-fazer jurídico”, exemplificou o professor.

Ensino atualizado

Com todas essas novidades, é preciso que os estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho e suas exigências, e as instituições de ensino devem proporcionar a esses futuros profissionais o desenvolvimento das capacidades necessárias para isso. Segundo o professor Davidson Miranda, é necessário que a educação passe por uma verdadeira evolução para atender às novas demandas profissionais.

“Diante do novo contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19, surge um novo perfil de profissional do Direito – do qual são demandados novos conhecimentos, novas habilidades e novas subjetividades, antes tidos como não essenciais para juristas. Assim, perante uma profissão jurídica transformada, o ensino do Direito para o nosso (a) acadêmico Florence busca adequar os estudantes, futuros profissionais, para atuarem de acordo com o que lhes é exigido nessa nova realidade. É necessário desenvolver nos estudantes capacidades e habilidades indispensáveis para o exercício da profissão. Nós precisamos evoluir sempre”, pontuou.

Promover a integração do ensino dos estudantes da área de Direito às novas tecnologias é um dos diferencias da Florence. Saiba mais sobre as ações da faculdade acompanhando o nosso site.

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.