7 de março: Dia Nacional do Advogado Público

Professor da Florence ressalta importância desse profissional para a democracia
Direito | 06/03/2021

O advogado que atua na área da Advocacia Pública é essencial para a defesa do interesse público e para garantir a segurança jurídica das políticas públicas. Por isso, para celebrar a profissão, é comemorado hoje o Dia Nacional do Advogado Público. A data foi escolhida por meio da lei 12.636/2012 e faz referência a 7 de março de 1609, época do Brasil-Colônia, quando foi criado o cargo de Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco.

O Dia Nacional do Advogado Público é um marco para enaltecer as carreiras da Advocacia Pública, instituições permanentes e republicanas indispensáveis para o bom funcionamento tanto da Administração Pública quanto do Poder Judiciário

Advogado Pablo Bonfim, professor da disciplina de Direito, Interpretação e Linguagem na Florence.

“A necessidade do advogado se cumpre na conjugação dos direitos difusos e coletivos, relacionada à matéria das políticas públicas, uma vez que este profissional defende e promove a democracia. Neste sentido, o trabalho do advogado na defesa do interesse público e garantia da segurança jurídica se traduz no manejo das normas jurídicas, assessorando a aplicação e limites das políticas públicas, principalmente garantindo a implantação, acompanhando a execução e conclusão dessas políticas”, destacou o advogado Pablo Bonfim, professor da disciplina de Direito, Interpretação e Linguagem do curso de Direito da Faculdade Florence.

Ele acrescenta que o advogado público deve fiscalizar o desempenho das políticas públicas para que não sejam usadas como vantagem na forma de corrupção, atuando de maneira preventiva e remediadora, zelando pelo desenvolvimento das políticas públicas contra crimes do tipo corrupção passiva, concussão, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, facilitação ou inserção de falsos dados e peculato, dentre outros crimes contra a administração previstos no Código Penal.

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

Inscreva-se agora!