Dia do Bibliotecário: profissionais são responsáveis pela mediação do conhecimento

Bibliotecária da Florence destaca principais funções desse profissional da Instituição
Biblioteca | 12/03/2021

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia Nacional do Bibliotecário. Esses profissionais são habilitados a trabalhar na organização da informação independente do suporte ou do conteúdo. Para isso, podem realizar atividades interdisciplinares, como gerenciar bibliotecas e outras unidades de informação, orientar as pessoas sobre como encontrar as informações de que precisam e organizar as informações para que sejam encontradas facilmente.

A data, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, é comemorada em 12 de março, dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Bibliotecária da Faculdade Florence, Claudenice Goulart.

Para a bibliotecária da Faculdade Florence, Claudenice Goulart, a data é motivo de grande comemoração e reflexão para a classe, afinal esses profissionais desempenham um importante papel na sociedade contribuindo para a socialização da informação e das práticas leitoras do país.

“Exercer minha profissão na Faculdade Florence é contribuir com a sociedade maranhense em suas necessidades informacionais. Colaborar na formação de cidadãos mais consciente e críticos é motivo de grande satisfação. Desse modo atuo na Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, no gerenciamento de produtos e serviços, juntamente com os demais colaboradores, dando suporte às atividades educacionais para a comunidade acadêmica, possibilitando uma perspectiva de grande crescimento na formação de cada aluno”, contou a bibliotecária Claudenice Goulart.

Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta

Além de ter profissionais capacitados para atuar em ambientes como a Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, a Faculdade Florence possui em seu acervo mais de 28.000 obras, dos mais variados temas técnico-científicos, para utilização de toda a comunidade acadêmica.

A bibliotecária Claudenice Goulart destaca que as bibliotecas são grandes instrumentos de disseminação da informação e importante suporte para a formação de muitos indivíduos, configurando-se, assim, em novas formas e obedecendo às mudanças cada vez mais evidentes no meio acadêmico. Ela ressalta que as bibliotecas universitárias são parte integrante das instituições de ensino superior, tendo como escopo principal apoiar o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O acesso à biblioteca digital é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento. Para realizá-lo, basta acessar a página principal, clicar no link de serviços, localizado na barra superior do site, e depois em Biblioteca.

O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, implementado por conta da pandemia. Desde então, o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre elas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre cursos: Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.