Florence celebra Dia Internacional das Florestas e da Árvore e Dia Mundial da Água

Florence celebra Dia Internacional das Florestas e da Árvore e Dia Mundial da Água

As datas reforçam a necessidade de preservação de recursos florestais e hídricos
Datas Comemorativas | 21/03/2021
Compartilhe :

Os dias 21 e 22 de março marcam a sensibilização acerca dos recursos naturais. Nessas datas, criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), são celebrados o Dia Internacional das Florestas e da Árvore (21) e o Dia Mundial da Água (22).

Dia Internacional das Florestas e da Árvore 

As datas alertam sobre o desmatamento e incêndios de florestas, além da urgência na preservação destes recursos. Em todo o planeta, as florestas atuam como habitat para várias espécies, e são fontes de alimentos, medicamentos e rendas para a população. De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), elas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, mas, infelizmente, sua biodiversidade está ameaçada pelo desmatamento, pela degradação florestal e pelas mudanças climáticas.

As florestas afetam diretamente a regulação do clima. Elas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam em seu crescimento. Além disso, apresentam ainda relação com a água potável, segundo a ONU, três quartos da água potável vêm de bacias hidrográficas com florestas.

Dia Mundial da Água

O dia foi criado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). De acordo com o relatório mundial da organização sobre desenvolvimento dos recursos hídricos, intitulado “Não deixar ninguém para trás”, 40% da população mundial vive em escassez de água, mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável, enquanto 4,5 bilhões não possuem serviços sanitários.

Ainda de acordo com a ONU, crianças com idade inferior a cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento do que devido a conflitos. E estima-se que em 2030 a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas mundiais, afinal a água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.

E para reforçar a importância das datas, a Faculdade Florence sugere 10 maneiras de ajudar o meio ambiente, confira:

  • Não desperdice água, economize sempre;
  • Ajude a recuperar as áreas verdes, plante uma árvore;
  • Reduza o consumo de papel;
  • Denuncie crimes ambientais;
  • Cuide bem do seu lixo, recicle e reaproveite tudo o que puder;
  • Evite acender lâmpadas durante o dia e não deixe luzes acesas em locais desocupados;
  • Viva de forma sustentável, fazendo o uso correto e racional dos recursos naturais;
  • Evite o consumismo;
  • Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos;
  • Informe outras pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre cursos: Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

 

Notícias Relacionadas