Dia da Constituição celebra garantia de direitos dos cidadãos brasileiros

A data é lembrada todo dia 25 de março
Datas Comemorativas | 25/03/2021

A Constituição Federal, ou Carta Magna, é o conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, individuais ou coletivos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, a fim de organizar o país. Para celebrar esse documento fundamental para o funcionamento da nação, o dia 25 foi instituído como “Dia da Constituição”.

O Dia da Constituição é lembrado nesta data em alusão à assinatura da primeira Constituição Brasileira pelo Imperador D. Pedro I, parte importante do processo de independência do Brasil. A Constituição foi instituída em 1824, após o processo de Independência do Brasil.

O país teve um total de sete constituições ao longo de toda a sua história, dentre as quais três foram outorgadas (impostas pelo governo) e quatro foram promulgadas (aprovadas após debates entre os parlamentares).

A Constituição é a lei máxima e fundamental de uma sociedade política organizada. Ao todo, o Brasil teve sete constituições, ao longo de toda a sua história, dentre as quais três foram outorgadas (impostas pelo governo) e quatro foram promulgadas (aprovadas após debates entre os parlamentares).

Advogado Pablo Bonfim, professor da disciplina de Direito, Interpretação e Linguagem na Florence.

“A atual Constituição Brasileira é símbolo da redemocratização do nosso país, que, após um longo regime militar, foi promulgada em 1988, completando três décadas este ano. A nossa CF, Carta Magna do Brasil, ficou conhecida como Constituição Cidadã. Ela foi batizada assim por resultado do esforço político e popular pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares. A CF de 1988 é a guardiã dos princípios constitucionais perdidos no regime militar e recuperados com a sua promulgação, é a garantia do Estado Democrático de Direito, assegurando proteção ao cidadão, colocando o Estado e o ente Público a serviço do povo brasileiro”, destacou o advogado Pablo Bonfim, professor da disciplina de Direito, Interpretação e Linguagem, do curso de Direito da Faculdade Florence.

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance.

Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital!