Florence Indica: confira cinco livros que todo estudante de Biomedicina deve ler

Leituras complementares auxiliam no bom desempenho da vida acadêmica e profissional
Biomedicina | 12/04/2021

As obras selecionadas para complementar as aulas teóricas e práticas devem acompanhar as matrizes curriculares de cada curso superior. Afinal, leituras ricas em abordagens que auxiliam na formação do aluno são indispensáveis para qualquer estudante de graduação. E no curso de Biomedicina não é diferente.

Por isso, na série “Florence Indica” desta semana sugerimos cinco livros complementares às leituras acadêmicas da grade curricular da graduação de Biomedicina da Instituição. As obras foram indicadas pela coordenadora do curso, profa. Paula Moiana da Costa, e farão toda a diferença na carreira dos futuros profissionais da área. Confira:

Diagnósticos Clínicos e tratamento por métodos laboratoriais – Henry, J. B

A consagrada obra científica já está na sua 20ª edição e proporciona informações relevantes acerca de todos os aspectos da patologia clínica e da medicina laboratorial, a fim de auxiliar e promover a análise e o diagnóstico de problemas por meio de dados precisos, assim como o estímulo à saúde, a prevenção de doenças e o adequado atendimento ao paciente. É uma obra que respalda o Biomédico no exercício da patologia clínica e deve estar sempre à mão. O livro é dividido em sete partes e aborda os seguintes assuntos: patologia clínica; química clínica; urina e outros líquidos corporais; hematologia; coagulação e medicina transfusional; imunologia e imunopatologia; microbiologia médico e patologia molecular.

Manual de hematologia – Therezinha F. Lorenzi

Este manual de hematologia do Lorenzi é referência para qualquer profissional que trabalhe na área de hematologia clínica. A hematologia é a área mais complexa da patologia clínica e uma das mais importantes. A abordagem de temas como imunofenotipagem, estudo da membrana eritrocitária e das trombofilias é feita de modo resumido, mas bastante esclarecedor. Os aspectos radiológicos mais comuns das hemopatias também são abordados na obra.

Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica – Carmen Paz Oplustil

Junto com a hematologia, a microbiologia é uma das áreas mais importantes da patologia clínica, e exige conhecimento e cuidado por parte do profissional. Esta obra é indispensável para os profissionais que atuam com microbiologia, tendo como diferencial em relação a publicações estrangeiras a capacidade das autoras – profissionais experientes que atuam em renomados e respeitados laboratórios brasileiros – em registrar toda a experiência adquirida de forma simples e eficiente, inclusive comentando a interpretação de alguns resultados de exames e sugerindo como devem ser liberados para que se obtenha melhor compreensão e eficiência nos laudos, parte fundamental e crítica em microbiologia.

Sistema Bethesda para citopatologia cervicovaginal – Diane Solomon

A obra de Solomon é a maior referência utilizada pelos profissionais que atuam com o diagnóstico pelo teste de Papanicolau.  Usando o sistema Bethesda como critério de classificação, por ser o mais amplamente validado no mundo, o livro auxilia na determinação e diferenciação de alterações celulares indicadoras de neoplasias, inflamações e infecções. Para aqueles que desejam focar nesta área, a obra é essencial.

Bioquímica clínica – Allan Gaw

O livro de Bioquímica Clínica do Gaw está entre os mais completos da área. Ele aborda aspectos de realização e interpretação de exames bioquímicos de uma forma muito abrangente. É interessante que, além dos exames associados à endocrinologia, que são os mais solicitados no setor de bioquímica clínica dos laboratórios, esta obra também aborda testes menos frequentes, mas não necessariamente com menor importância. Para quem tem interesse em atuar na área de bioquímica clínica, este deve ser o livro de cabeceira.

Com dicas para todos os gostos, essas obras podem contribuir de maneira substancial, visto que cada um dos livros proporciona conhecimentos e experiências únicas, de modo que engrandecem a sua capacidade de atuação como futuro biomédico.

Estude Biomedicina na Florence!

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em estudar na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.