Egressos de Enfermagem da Florence são aprovados em programa de pós-graduação da UFMA

Egressos de Enfermagem da Florence são aprovados em programa de pós-graduação da UFMA

Thaynara Neves e Sanailson Costa irão cursar a Pós-Graduação em Gestão em Saúde
Egressos | 14/04/2021
Compartilhe :

Os egressos Sanailson Costa e Thaynara Neves, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Gestão em Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os estudantes, que são um verdadeiro #OrgulhoFlorence, irão enveredar na área do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, que tem por objetivo capacitar gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, no intuito de exercitar a gestão na esfera municipal, regional e nacional, tendo como foco a assistência prestada aos usuários do SUS.

O egresso Sanailson conta que desde a graduação tinha interesse pela área. “Desde quando a professora Tatiana Elenice ministrou a disciplina Gestão dos Serviços de Saúde na Faculdade Florence fiquei apaixonado pela área. Além dela ser ideal para quem deseja desenvolver seus conhecimentos estratégicos dos serviços na área pública e privada, ela também aprofunda a atuação na realidade administrativa do setor”, comentou.

Sanailson ainda detalhou um pouco a respeito das áreas de atuação da Gestão em Saúde. “Através da Gestão em Saúde conhecemos de perto o processo saúde-doença, passamos a entender as grandes necessidades na área, os sistemas de saúde, o funcionamento do SUS, as problemáticas e também as soluções. Então, o Gestor em Saúde é tão importante quanto o profissional que cuida da nossa saúde, é o administrador que coordena as organizações prestadoras de serviços médicos. Por trás de toda boa instituição está sempre alguém responsável por conduzir os processos, gerir os recursos e atuar como elo integrador das equipes. E isso me fez ter um olhar diferenciado para essa área”, revela.

Thaynara destaca que a Enfermagem possui diversos seguimentos e essa foi uma das áreas que a atraiu. “Apesar do trabalho do enfermeiro ser pautado no cuidar por meio da assistência direta ao paciente, há diversos seguimentos associados à profissão, dentre eles a parte de ações gerenciais em saúde por meio do planejamento, organização, direção e controle como forma de garantir a segurança e a prestação de um serviço com qualidade para os pacientes nos estabelecimentos de saúde. Isso sem falar na melhoria na eficiência dos recursos disponibilizados diante do constante crescimento do setor da saúde e elevação dos gastos referentes ao mesmo”, explica.

Egressos da Florence

Sanailson iniciou a graduação na Faculdade Florence no ano de 2016.1. Apaixonado pela área da saúde, escolheu o curso de Enfermagem porque não conseguia se ver em outra profissão “A área da saúde me encanta e me fascina. Foi uma experiência incrível a cada dia de estágio, a cada matéria nova e a cada evento científico. Eu acredito que a Enfermagem é uma das carreiras mais interessantes e crescentes disponíveis hoje, e eu gosto da diferença que posso fazer na experiência hospitalar do meu paciente. Através da Faculdade e da Enfermagem, meu interesse e compromisso com o campo se tornaram ainda mais fortes, pois descobri que também tinha uma aptidão para o trabalho. Eu acredito que minha capacidade de me comunicar com as pessoas e explicar as coisas de forma clara tanto técnica quanto não técnica é uma das coisas que me faz ser um bom enfermeiro”, relata.

Sanailson Costa afirma que sempre acompanhou os trabalhos e projetos de extensão de Enfermagem da Florence. “Aproveitei muito bem a graduação. Participei de vários eventos internos e externos, como congressos, jornadas, simpósios, entre outros. Fui membro da Liga Acadêmica Saúde da Mulher, desenvolvi projeto de extensão, apresentação de trabalhos científicos com três titulações e desenvolvi pesquisa científica como a pesquisa de campo”, pontua.

Thaynara Neves ingressou no mesmo período e conta que sua trajetória acadêmica fez a diferença para essa grande conquista. “Na instituição, eu tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, liga acadêmica, monitorias, eventos científicos, entre outras atividades. Tendo em vista isso, toda a bagagem construída ao longo da caminhada acadêmica foi essencial para abrir portas para a especialização em Gestão em Saúde”, destaca.

Egressos colaram grau em 2020.2

Sanailson Costa e Thaynara Neves colaram grau em 2020.2 e, logo em seguida, foram aprovados no Programa de Pós-Graduação da UFMA. Para Sanailson, essa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação. Ele também agradece a todos da Família Florence que se fizeram presentes em sua vida acadêmica ao longo de cinco anos.

“Essa gratidão, sem sombra de dúvidas, devo à faculdade Florence e ao seu corpo docente, por sempre abrir portas para qualificar seus alunos. E, assim, aproveitei o máximo que pude. Mas, de fato, o que me fez ter um olhar totalmente diferenciado para essa área foram as aulas da professora Tatiana Elenice Cordeiro, as quais foram ministradas com excelência”, elogia.

Thaynara Neves também reforça a importância da Faculdade Florence para sua aprovação no Programa de Pós-Graduação da UFMA. “Todo corpo docente da faculdade Florence foi fundamental para o alcance dessa conquista, em especial, uma professora que marcou minha formação e despertou algo especial no quesito pesquisa científica, em que tive o privilégio ser sua monitora na disciplina de metodologia científica I e de tê-la como orientadora, que sempre buscou envolver de forma brilhante seus alunos em eventos científicos, escrita e publicação de artigos, a professora Eduarda Bogea, meu apreço. Grata por essa instituição que durante os cinco anos de graduação foi minha segunda casa e, sem dúvida, contribuiu de forma significativa para que eu galgasse mais esse degrau”, comenta.

Dever cumprido

A Professora Tatiana Elenice, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence ficou feliz em saber que suas aulas foram um diferencial para essa história de sucesso dos egressos da Florence. “A sensação que tenho é de dever cumprido com a formação desses alunos, pois reitera que nosso trabalho está sendo bem feito e que os nossos egressos são muito bem recebidos tanto pelo mercado de trabalho como pelo mercado de pós-graduação. Muita satisfação. Somos mais Florence”, comemora.

A profª. Ma. Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso de Enfermagem, afirma que o sentimento é de dever cumprido. “Um sentimento de orgulho e muita satisfação em vê-los alcançar um de seus objetivos, que foi a aprovação na especialização de Gestão em Saúde. São dois egressos muito comprometidos e que tiveram destaque durante a sua graduação, participando ativamente de ações de pesquisa e extensão”, declara.

A docente destaca, ainda, que o ensino da Florence incentiva o acadêmico a buscar grandes desafios. “O curso de Enfermagem da Faculdade Florence tem destaque nessa conquista, por propiciar uma formação completa e de qualidade para os alunos, com um currículo baseado em competências e habilidades, que orienta para a formação de profissionais integrados com a realidade epidemiológica e profissional. A faculdade comemora com os nossos alunos, pois cumpre uma de suas missões, que é prepará-los para o mercado de trabalho e para fazer a diferença nas condições de saúde do Maranhão e do Brasil”, finaliza.

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas