Participe do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste

O evento ocorrerá entre os dias 15 e 16 de abril e está com as inscrições abertas
Graduação | 14/04/2021

A Faculdade Florence convida todos os alunos e colaboradores a participarem, nos dias 15 e 16 de abril, do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste. O evento propiciará o diálogo entre os diversos atores responsáveis pela atenção à primeira infância dos estados da Região Nordeste, visando conhecer a realidade local e sensibilizar os operadores do Direito, as equipes técnicas e os demais profissionais da rede de atenção à primeira infância sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância. A Faculdade Florence é a única instituição do norte/nordeste a participar do evento.

No formato virtual, o seminário será transmitido pelo Canal do YouTube do CNJ, com possibilidade de participação de 10.000 participantes de todo País. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta quarta-feira (14) por meio deste link. Toda a programação você pode conferir clicando aqui.

O evento é destinado a magistrados, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, equipes psicossociais-jurídicas, parlamentares e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e da sociedade civil da Região Nordeste – Conselhos Tutelares, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, servidores das unidades de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte, Saúde, Educação, Segurança Pública, empresários, entre outros.

O seminário contará com exposição oral e debate entre moderadores e palestrantes. Também serão realizados workshops temáticos, durante os quais os participantes poderão encaminhar sugestões de ações que podem ser implementadas por órgãos governamentais com o objetivo de solucionar os problemas e as dificuldades identificadas em cada tema debatido.

Por que falar sobre primeira infância?
A atenção integral à criança ganhou ainda mais relevância quando a Organização Mundial proclamou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1950. Desde então, foram realizados vários encontros para destacar a importância dos fatores de aprendizagem e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida como estratégia mais eficaz de promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais, que dão sustentação à aprendizagem ao longo da vida, o que contribui para o desenvolvimento do País.

O Marco Legal da Primeira Infância ajusta e dá novos horizontes aos direitos das crianças de até 6 anos de idade.

Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste
Data: 15 e 16 de abril de 2021