Florence dialoga com Departamento de Imunização do Estado em busca de solução para a vacinação de estudantes da Instituição

Florence dialoga com Departamento de Imunização do Estado em busca de solução para a vacinação de estudantes da Instituição

O encontro foi com a representante do Governo do Estado, Fábia Maria Eugênio e Silva  
Institucional | 19/04/2021
Compartilhe :

O diretor acadêmico da Faculdade Florence, prof. Thales de Andrade, a coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Ana Larissa Nogueira, e a coordenadora de Clínicas e Laboratórios, profa. Francilena Dias, membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Instituição, participaram de uma reunião virtual na manhã da última sexta-feira (16), com a enfermeira Fábia Maria Eugênio e Silva, técnica do Departamento de Imunização do Estado do Maranhão. A agenda teve o objetivo de buscar alternativas para imunização dos discentes que estejam atuando diretamente na linha de frente de combate à Covid-19 ou em atendimentos de saúde em geral.

No encontro, a Florence reforçou o pedido que vem fazendo reiteradamente ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís para que os estudantes dos cursos de Saúde da Instituição sejam imunizados e possam seguir com as atividades de estágios, bem como ofertando serviços de saúde de qualidade para a população. 

A solicitação da Instituição toma por base o Informe Técnico do Ministério da Saúde que determina a aplicação da vacina em acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio hospitalar, atenção básica e clínicas. Desta forma, a Instituição pediu um olhar especial para os discentes da Instituição. 

“Buscamos a imunização dos nossos alunos que atuam na Clínica Escola da Faculdade que oferece com qualidade mais de 12 mil atendimentos por ano, pois esses alunos atendem diariamente a população socioeconomicamente mais vulnerável no estado, sem contar a imunização de todos os estagiários que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 dos nossos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e Fisioterapia”, pontuou o prof. Thales de Andrade. 

Durante a reunião, a técnica do Departamento de Imunização do Estado explicou que, diante do número reduzido de vacinas que chegam às cidades do Maranhão e das orientações recebidas pelo Calendário de Vacinação Municipal, há uma limitação nos grupos prioritários que estão sendo vacinados

Ela salientou que, no caso dos estudantes, a orientação recebida foi de que apenas concluintes dos cursos que atuam na linha de frente da Covid-19, cuja atuação ocorra em hospitais do Sistema Único de Saúde, podem ser vacinados, sendo ampliada a vacinação futuramente para demais alunos que atuam em atendimentos em geral dentro de clínicas-escolas, farmácias ou hospitais privados. 

Com base na informação apresentada, o diretor acadêmico pediu que a Clínica-Escola fosse reconhecida como uma unidade de atendimento em saúde com relevância similar à dos hospitais, tendo em vista que fornece serviços essenciais para a população, de modo que os estudantes da Instituição possam ser imunizados para seguirem com as atividades práticas que oferecem os conhecimentos necessários para a formação profissional. 

A professora Ana Larissa Nogueira acrescentou no pedido da Florence ao Departamento de Imunização do Estado a necessidade de imunização dos alunos da graduação em Farmácia que estão em estágios em clínicas e farmácias, sejam eles em instituições privadas ou públicas. E a professora Francilena Dias também questionou sobre a vacinação dos profissionais que atuam em serviços de saúde que não estão no grupo prioritário, a fim de alertar para importância da segurança deles. 

Antes de encerrar o encontro, a enfermeira Fábia Maria Eugênio e Silva informou que será enviado um ofício para Prefeitura de São Luís reforçando o pedido da Florence de vacinação dos estudantes da área da Saúde, bem como respostas aos questionamentos da Faculdade sobre quando os alunos podem ser vacinados.

Notícias Relacionadas