Florence Indica: veja cinco livros essenciais para quem estuda Ciências Contábeis

Mantenha-se atualizado para os desafios diários do profissional contábil!
Ciências Contábeis | 20/04/2021

Ter conhecimento atualizado do exercício da atividade é uma das principais exigências para quem estuda e deseja se destacar na área de Ciências Contábeis. E nessa jornada, os livros servem para ampliar seus conhecimentos e torná-lo um contador mais preparado e atualizado para os desafios diários da sua profissão.

É por isso que na série “Florence Indica” desta semana sugerimos cinco livros complementares às leituras acadêmicas da grade curricular da graduação de Ciências Contábeis da Instituição. As obras foram indicadas pelo coordenador do curso, prof. Halbert Andrade, e farão toda a diferença na carreira dos futuros profissionais da área. Confira:

Manual de Contabilidade Societária – Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos

Este é um dos manuais mais completos da Contabilidade, conhecido como a “bíblia dos contadores”. Ele é obrigatório para graduandos ou recém-graduados, pois traz normas, interpretações legais e orientações diversas relacionadas à harmonização contábil com a adoção de regulamentos internacionais.

Contabilidade Empresarial – José Carlos Marion

Muitos livros focam na técnica, porém a obra de José Carlos Marion aborda a análise e a compreensão dos relatórios contábeis. Por suas características práticas, o livro é bastante útil para contadores aplicarem no seu dia a dia e, inclusive, indicarem a alguns clientes da área empresarial.

Teoria da Contabilidade – Sérgio de Ludícibus

Este livro abrange desde os objetivos e metodologia da Contabilidade até as suas mais recentes tendências e perspectivas futuras. Desde sua primeira publicação em 1979, esta obra continua como um dos ícones do mercado editorial, contribuindo para o estudo da profissão. Ao longo dos capítulos, o autor traz informações relevantes sobre demonstrações contábeis, uso de outros recursos e a aplicação de tudo isso de modo estratégico.

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Tesouro Nacional

Atualizado de acordo com normas nacionais e internacionais, o livro fala das características e dos desafios da aplicabilidade da Contabilidade patrimonial no setor público brasileiro. Com isso, a Contabilidade poderá atender à demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional.

Contabilidade de Custos – Eliseu Martins

Apesar de ser uma obra técnica, tem uma linguagem simples, muito em razão da habilidade de seu autor, Eliseu Martins, que é figura reconhecida no meio contábil. O livro traz conceitos básicos, metodologias de trabalho e decisões gerenciais a partir das informações colhidas. É bastante indicado para quem deseja finalizar o curso e iniciar uma especialização.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos: Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Clique aqui e veja também os cursos técnicos do Instituto Florence!