Seminário fortalece discussão de políticas públicas sobre drogas no Maranhão

Seminário fortalece discussão de políticas públicas sobre drogas no Maranhão

O seminário acontecerá no dia 24 de abril, em alusão ao Dia Estadual sobre Drogas
Graduação | 23/04/2021
Compartilhe :

Na data instituída como o “Dia Estadual sobre Drogas”, o Governo do Estado do Maranhão chama a atenção para o debate sobre o assunto com a realização do “Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: O que estado, municípios e sociedade precisam saber”. O evento ocorrerá no dia 24 de abril através do canal no Youtube do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas-MA, com certificação de 4h. As inscrições acontecem até o dia 23 de abril e podem ser feitas clicando aqui.

O evento contará com a participação do governador Flávio Dino, além de entidades do Judiciário, Legislativo e da Sociedade Civil Organizada em torno da união para a implementação de políticas públicas eficazes contra as drogas. O Seminário tem como objetivo garantir a participação de representantes das instituições e organizações sociais, estudiosos e pesquisadores sobre a temática para contribuírem na elaboração de diretrizes para a Política Estadual sobre Drogas, no Maranhão.

Programação

Primeira Mesa Virtual

8h – Boas-Vindas – Governador Flávio Dino

8h05 – “Política nacional sobre drogas: o que os gestores estaduais e municipais devem saber”. Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Ministério da Cidadania). Facilitadores: Marcos Pacheco, Secretário de Estado de Políticas Públicas; Enos Ferreira, Secretário de Estado de Relações Institucionais; Francisco Gonçalves, Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

9h10 – Mesa de Diálogo: “Política Nacional Sobre Drogas: A Política de Saúde Mental no contexto da prevenção”. Rafael Bernadone, Secretário Nacional de Saúde Mental. Facilitadores: Marcio Menezes, Superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES e presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas; Sabina Corrêa Barros, representante da Fundação Mundo Sem Drogas (Pedreiras) e membro da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD).

Segunda Mesa Virtual

10h10 – Mesa de diálogo: Comunidades Terapêuticas e Políticas Sobre Drogas. Adalberto Calmon, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT). Facilitadores: Pastor Elisvaldo Gonçalves, diretor da Instituição Lugar de Ajuda (Imperatriz) e membro da delegacia da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT). Edicilene Bastos, diretora da Comunidade Terapêutica Casa de Davi (São Mateus) e membro pré filiada da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB).

11h10 – Mesa de diálogo: “A Responsabilidade Social da Igreja: prevenção e apoio às famílias vítimas das drogas”. Conceição Marques, representante estadual da Federação Amor Exigente. Rogério Napoleão, representante estadual da Pastoral da Sobriedade.

12h30 – Encerramento

Serviço

“Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas: O que estado, municípios e sociedade precisam saber”.

Data: 24 de abril

Horário: 8h às 12h30

Local de transmissão: canal no Youtube do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas-MA

Inscrição: clique aqui para realizar sua inscrição

Certificação de 4h

Notícias Relacionadas