Dia Mundial da Medicina Veterinária destaca a área como primordial para o combate à Covid-19

“A resposta veterinária à crise da Covid-19” é o tema da data em 2021
Institucional | 24/04/2021

Anualmente, no último sábado do mês de abril, celebra-se o Dia Mundial da Medicina Veterinária, ou o World Veterinary Day. A data surgiu com o intuito de promover a Medicina Veterinária no mundo inteiro. A cada ano o dia tem um tema diferente e em 2021 o foco é “A resposta veterinária à crise da COVID-19”, como forma de destacar a capacidade de adaptação dos médicos veterinários enquanto agentes de promoção da saúde e bem-estar animal e de saúde pública.

O dia foi criado pela Associação Mundial de Medicina Veterinária (Veterinária World Veterinary Association), que todos os anos, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), também estabelece uma premiação, cujo objetivo é reconhecer a contribuição mais bem-sucedida da medicina veterinária sobre o tema escolhido para aquele ano.

De acordo com a professora Giselle Santos, do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, o Dia Mundial da Medicina Veterinária encoraja as pessoas a demonstrar apreço à área e aos inúmeros papéis na proteção e tratamento dos animais. “A Medicina Veterinária tem uma importância primordial na promoção da saúde e bem-estar dos animais passando pelas áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos, médios e grandes animais, peixes, animais silvestres e exóticos, além das especialidades da clínica médica, áreas de reprodução, nutrição, sanidade, melhoramento genético, área de laboratorial e imagem, dentre outras”, afirmou.

Ela acrescenta que, preservando a saúde animal, a Medicina Veterinária também terá importância na promoção da saúde pública, atuando em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e no controle de qualidade e segurança dos produtos de origem animal que são consumidos pela população, função dos médicos veterinários que se tornou mais importante ainda após a pandemia do novo coronavírus.

“Recentemente a Medicina Veterinária também vem obtendo posição de destaque entre as profissões da área da saúde que atuam na situação sanitária imposta pela Covid-19, cuja demanda foi reconhecida pelo Decreto 10.282/20, que regulamenta a Lei 13.979 de 2020, e também na Portaria 639/2020 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a ação estratégica voltada para a capacitação e o cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento da pandemia”, destacou ainda a professora Giselle Santos.

A Faculdade Florence parabeniza a todos os médicos veterinários do seu corpo docente pelo comprometimento com a Medicina Veterinária e aos estudantes do curso pela escolha desta carreira tão importante para a saúde de todos.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Consulte condições no edital.