Biomedicina estética: mercado para a área cresceu durante a pandemia

No Brasil, a Biomedicina Estética se posiciona como o terceiro maior mercado mundial
Biomedicina | 29/04/2021

A Biomedicina Estética é um setor em constante expansão no mercado brasileiro, que se posiciona, atualmente, como o terceiro maior mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Dentre outros, o desenvolvimento da área aumentou a demanda pelo profissional de estética nos últimos anos, em especial durante a pandemia, conforme pesquisas.

“Segundo dados do DataSebrae de 2018, o mercado brasileiro no setor de serviços em estética cresceu 567% entre 2013 e 2018, com uma explosão a partir de 2015, se tornando um importante setor na economia do país”, contou a coordenadora de Biomedicina, profa. Paula Moiana da Costa. Além disso, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos junto com o Instituto FSB Pesquisa em 2019, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os maiores mercados consumidores de produtos e equipamentos de beleza e estética.

O Instituto de Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, por sua vez, aponta um aumento de 4,6% no consumo de produtos e serviços em estética no país no último ano, apesar do estado calamidade pública e restrições sociais que o Brasil vem enfrentando devido à pandemia do novo cononavírus.

O crescente interesse brasileiro pelos serviços de estética reflete não apenas a busca pela beleza em si, mas pela saúde e bem-estar. De fato, o profissional de saúde habilitado em estética contribui com a inserção de uma cultura que revela a beleza como resultante de hábitos saudáveis, associada de forma intrínseca à boa saúde física e mental e à qualidade de vida”, pontuou a professora Paula Moiana da Costa.

Biomedicina Estética no Maranhão

A coordenadora do curso de Biomedicina da Florence destaca que no Maranhão, e particularmente em São Luís, o cenário não difere do nacional. Segundo informações do DataSebrae baseadas nos dados obtidos pela Receita Federal em 2020, a prestação de serviços responde pela maior parte do PIB gerado na região.  E informações da Junta Comercial do Maranhão de 2019 mostram que existem 6.074 estabelecimentos ativos no setor de serviços, sendo 924 destinados ao setor de estética e beleza, seguido pelo setor de alimentação com 703 e comércio com 611.

O impulsionamento do setor de estética e beleza compõe grande parcela da crescente geração de micro e pequenas empresas na região, especialmente microempreendedores, em um índice relevantemente superior ao nacional. Em março de 2020, o Portal do Empreendedor apontava um crescimento de 13,23% no número de MEIs registrados no Brasil, enquanto no Maranhão este índice foi de 16,68%. É interessante ressaltar que a cidade de São Luís é, hoje, detentora de um terço de todos os MEIs registrados no estado”, informou a professora.

Paula Moiana da Costa também acrescenta que a Faculdade Florence entende as necessidades do mercado e oferta o curso de Biomedicina para a cidade de São Luís com uma opção de flexibilização curricular. “Ainda que o curso oferte estágio em Análises Clínicas, conforme opção do estudante, o curso também oportuniza a formação de profissionais prontos a atuarem na área de Biomedicina Estética”, finalizou.

Como o biomédico esteta atua

O biomédico esteta pode realizar diversas técnicas na área estética que estão classificadas nas seguintes áreas: eletroterapia, laserterapia, radiofrequência estética, cosmetologia, peelings químicos e mecânicos, carboxiterapia e intradermoterapia.

O profissional poderá atuar em centros estéticos, montar sua própria clínica ou atuar na carreira acadêmica, como professor em cursos de graduação, pós-graduação ou desenvolvimento de pesquisas.

Estude Biomedicina na Florence!

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em estudar na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.