Docente de Enfermagem da Florence alerta para a importância de higienizar as mãos

A medida é considerada uma das mais eficazes para combater a Covid-19
Enfermagem | 05/05/2021

A higienização das mãos ganhou mais atenção da população mundial com a pandemia da Covid-19, mas a prática já é incentivada há anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a Covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.

Profa. Enfermeira Rosana Martins Coutinho.

A enfermeira Rosana Martins Coutinho, professora do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, alerta que a higienização das mãos deve ser um hábito contínuo, tendo em vista que bactérias, fungos e microrganismos estão sempre presentes no nosso ambiente e a prática evita outras doenças além da Covid-19. “A higienização das mãos é uma prática utilizada para redução de sujidades, assim como para prevenção de doenças virais e bacterianas, dentre elas a hepatite A, as gripes e resfriados, a conjuntivite e as infecções gastrointestinais”, explicou.

Maneira adequada de higienização das mãos

Rosana Martins informa que para uma boa higiene das mãos é preciso que elas sejam molhadas e após isso deve se colocar uma quantidade significativa de sabão que consiga cobrir todas as etapas de higienização das mãos.

“As mãos devem ser friccionadas tanto na parte ventral, quanto dorsal, friccionando a lateral das mãos, bem como fazer movimentos circulares das unhas na palma da mão. Após isso, a parte dorsal dos dedos deve ser friccionada. Posteriormente, todos os dedos devem ser friccionados individualmente e, por fim, o pulso. Para a retirada do sabão é necessário que seja em uma única direção o fluxo da água, sempre na direção das mãos para o pulso”, informou a professora Rosana que também lembra que todas as etapas são de fundamental importância para gerar bons resultados na higiene.

Prevenção da Covid-19 na Florence

Vale ressaltar que dentro da Florence existe, desde 2020, o Comitê Covid da Comissão Geral de Saúde, que avalia os casos suspeitos e ativos do novo coronavírus em colaboradores, discentes e docentes, e desenvolve o protocolo adequado para cada situação.

Além disso, o comitê reforça as medidas de biossegurança nos espaços da Faculdade e Instituto com o intuito de frear a propagação da doença. Dentre essas medidas existe a sinalização indicando a forma correta de higienização das mãos, vários pontos com álcool em gel e lavatórios disponíveis nos prédios do Instituto e Faculdade Florence.

E não custa lembrar: lave as mãos e preserve sua saúde e a do próximo!

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!