Semana da Enfermagem: evento do COREN-MA debate o futuro dos profissionais

Evento organizado pelo COREN-MA proporciona troca de experiências entre alunos e profissionais
Enfermagem | 11/05/2021

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) promoverá uma série de atividades em alusão à Semana da Enfermagem. O tema do evento é “Uma voz para liderar: Uma visão para o futuro dos cuidados da Enfermagem”. A programação ocorre inteiramente on-line e de forma gratuita, com certificação de 20h. Ouvintes podem se inscrever clicando aqui.

O principal objetivo dos encontros virtuais é, por meio de atividades científicas, integrar alunos, professores e enfermeiros para a troca de experiências e novos saberes. Dentre os convidados, estão representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), profissionais da área da saúde, professores e alunos concludentes.

Sobre o tema

Os profissionais de enfermagem necessitam atualizar seus conhecimentos ao mesmo passo que acompanhamos o desenvolvimento tecnológico de processos e métodos de tratamentos, assim como novos medicamentos de combate a tantas doenças no mundo moderno. Entretanto, a velocidade com a qual esse desenvolvimento na área da saúde cresce não é mesma que os profissionais da enfermagem tem para se capacitar.

A cada dia novas doenças são descobertas, assim como novos tratamentos, sendo necessários profissionais cada vez mais atualizados para levar ao ser humano as melhores opções de cura. Como forma de levar oportunidade de conhecimento ao profissional da enfermagem é o Conselho de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), unidos aos COREN’S do Brasil, realiza a Semana da Enfermagem.

Dia 12 de Maio

• 17h Solenidade de Abertura
  • 18h Palestra Magna: Tema: uma voz para liderar – Uma visão para o futuro dos cuidados de saúde.

Palestrante: Rossandro Klinjey (Ele é palestrante, escritor, psicólogo clínico, mestre em saúde coletiva e doutor em psicanálise).

Dia 13 de Maio

• 9h Palestra: Aplicabilidade do código de Ética disciplinar na Enfermagem

ENF. Cássia Chaves

• 10h Palestra: Administração de Medicamentos

ENF. Sandra Carvalho

• 11h Painel: Fórum da Enfermagem Maranhense

Participação das Entidade que formam o Fórum da Enfermagem Maranhense

• 12h às 14h – Intervalo para almoço
  • 14h Painel: Empreendedorismo na Enfermagem

ENF. Pedro Pereira de Carvalho Sá Júnior

• 15h Palestra: Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Dra. Kazumi Tanaka – delegada – (Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira)

• 16h Palestra: Fiscalização e Responsabilidade Técnica na Enfermagem

ENF. Marina Barros – Coordenadora de Fiscalização do COREN-MA

• 17h Avaliação e Intervenção da Enfermagem na Obstetrícia

ENF.Alanamácia Brito

• 18h Painel: O Papel da enfermagem frente à Campanha de Vacinação da COVID-19.

Dra. Jacinta Feitosa

• 19h Debate: Políticas Públicas para Enfermagem no Maranhão

Mediador: ENF. José Carlos Júnior (Presidente do COREN-MA)

Dia 14 de Maio

• 8h Palestra: Segurança do Paciente

ENF. Nathali Rosa

• 9h Palestra: Influenza: doença e imunização

ENF. Lady  Dayane Da Silva Queiroz

• 10h Cuidados de Enfermagem na UTI COVID

ENF. Elton Chaves

• 11h Palestra: O dilema ético das mídias sociais

ENF. Claudean Serra Reis.

• 11H 50 às 12H ENCERRAMENTO

ENF. José Carlos Júnior (Presidente do COREN-MA)

Serviço

Semana da Enfermagem do COREN-MA “Uma voz para liderar: Uma visão para o futuro dos cuidados da Enfermagem”