Florence celebra Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a)

Profissionais da Enfermagem contribuem para todos os serviços de saúde ofertados à sociedade
Enfermagem | 12/05/2021

O Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a) é lembrado nesta quarta-feira, 12 de maio. Os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental nos serviços de saúde, estando presentes em todas as etapas do bem-estar populacional. Desde o centro cirúrgico, passando pela emergência, ambulatórios, postos de saúde, até a formação de mais profissionais, gestão de projetos e pesquisas clínicas, a figura do enfermeiro é essencial, principalmente durante o combate à pandemia da Covid-19.

A data para valorizar o papel desempenhado pelos enfermeiros e enfermeiras foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da Enfermagem Moderna. A Florence teve grande importância nos cuidados relacionados à higiene para o controle da transmissão de doenças e infecções, ensinamentos contidos na Teoria Ambientalista desenvolvida por ela no século XIX, que estão em evidência com a pandemia, sendo a lavagem das mãos um dos métodos mais efetivos para controlar a transmissão da doença.

Segundo dados de 2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de Enfermagem é responsável por 60% a 80% das ações na Atenção Básica e 90% dos processos de saúde em geral. E na Atenção Básica, eles são mais de 200 mil, compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, entre outras.

Profa. Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso de Enfermagem da Florence.

“Considerando os sistemas de saúde do mundo, a Enfermagem constitui a maior parte de seus recursos humanos, uma profissão de excelência, que se configura como protagonista do processo de cuidar, compondo todos os níveis de atenção à saúde. O ser enfermeiro perpassa pela qualidade do trabalho desenvolvido nos diferentes cenários e no cuidado às pessoas em todas as fases da vida. Numa perspectiva atual, os enfermeiros têm relevante destaque no enfrentamento da pandemia, por serem profissionais competentes em suas ações, corajosos e muito resolutivos. Nesse sentido, a ciência da Enfermagem vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade, estimulando as ações de valorização da profissão”, destacou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.

Ela ainda acrescenta que a Faculdade Florence luta e encoraja as conquistas da profissão, prestando um trabalho de grande relevância à sociedade ao formar profissionais policompetentes e compromissados com a assistência à saúde efetiva e eficaz em todos os níveis de saúde.

Por isso, a Instituição parabeniza todos os profissionais da Enfermagem que atuam com dedicação e compromisso na nobre missão de cuidar e salvar vidas.

Evento de enfermagem da Florence

Em alusão à data, o curso de Enfermagem realizará o evento “O trabalho de Enfermagem frente aos desafios da sociedade atual” de 17 a 19 de maio. O evento será gratuito e on-line, com transmissão através do canal da Faculdade no YouTube, além disso terá certificação de 25 horas. Mais informações em breve!

Enfermagem na Florence

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

Leia mais sobre a Semana Nacional de Enfermagem!

Saiba mais sobre Semana de Enfermagem Coren-MA!