Aluna de odontologia utiliza tiktok para explicar classificação da cavidade oral

Jucileny Lira elaborou um vídeo criativo para a disciplina de Dentística I
Graduação | 13/05/2021

Quando precisou realizar o Trabalho Discente Efetivo (TDE) da disciplina de Dentística I, a estudante Jucileny Lira, do 4º período do curso de Odontologia da Faculdade Florence, já tinha em mente que ia fazer uma apresentação diferente. Foi assim que ela teve uma ideia criativa: usar o aplicativo TikTok, no celular, para produzir o trabalho.

Jucileny não teve nenhuma dificuldade. Pesquisou todas as informações sobre o tema, estudou e elaborou a apresentação. “Adoro a forma de me comunicar de maneira simples e pedagógica com as pessoas, então essa forma (vídeos curtos e didáticos) foi a melhor maneira que achei para ensinar como funciona a classificação de Black. Tenho muita facilidade com as tecnologias, então a ideia não era algo que, para mim, seria difícil de realizar”, conta.

O TikTok é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Assim como no Facebook, Instagram e Twitter, é possível seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtir as publicações, fazer comentários e até compartilhar os vídeos pelo WhatsApp.

No vídeo, Jucileny fala sobre a classificação de Black, um sistema que determina os tipos de cavidades da boca para o futuro preparo cavitário. Ela é utilizada principalmente na avaliação de quadros clínicos de lesões ou destruição de tecidos duros, como é o caso da cárie dental. Durante os 60 segundos do clipe, a estudante explica as cinco classes nas quais são divididas. O vídeo deu tão certo, que conta com mais de 600 visualizações. “Saber sobre a classificação de Black é fundamental na nossa profissão, então as pesquisas sobre o tema e a aula ministrada pela professora Flávia foram fundamentais para a realização desse vídeo, além do ganho no meu aprendizado, como futura profissional”, comenta.

Mais aprendizado

Para a Profa. Me. Flavia Fernanda Dominici, que ministra a disciplina de Dentística I no curso de Odontologia da Florence, o TDE estimula a criatividade e a capacidade de produção do aluno. “Através dessa metodologia, nossos alunos são mais autônomos no seu processo de formação. Nós, professores, somo parceiros nesse processo de estudo. Nessa atividade em questão, realizamos mapas mentais construídos por eles, que foram feitos de forma bastante elaborada, e a Jucileny resolveu fazer um vídeo e uniu seu conhecimento, sua capacidade de edição e criatividade em mostrar o conteúdo explorado! É exatamente essa a ideia de propor uma atividade assim: estimular esse tipo de gatilho nos alunos”, explica.

Ficou curioso em conhecer o TDE da Jucileny Lira do 4º período de odontologia? Confira o vídeo abaixo.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de até 80%*.

curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira condições no edital!