Dia Internacional da Biodiversidade: momento de refletir sobre a nossa existência

Dia Internacional da Biodiversidade: momento de refletir sobre a nossa existência

Data trata da relação entre as espécies e a sua importante contribuição para a vida no planeta
Graduação | 21/05/2021
Compartilhe :

Com mais de 103 mil espécies animais e 43 mil vegetais conhecidas pela ciência, o Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Esses números representam um tesouro de valor incalculável não apenas para os brasileiros, mas para o mundo como um todo. A diversidade da natureza é a chave para a sobrevivência humana e proteger toda essa riqueza natural não é algo simples. Na tentativa de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar as múltiplas formas de vida foi criado o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado hoje (22). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O intuito do dia é gerar conscientização na população a respeito da biodiversidade e de sua preservação. A escolha da data está relacionada à aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992.

O Dia Internacional da Biodiversidade é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

1. Erradicação da Pobreza
2. Fome Zero
3. Saúde e Bem-Estar
4. Educação de Qualidade
5. Igualdade de Gênero
6. Água Potável e Saneamento
7. Energia Limpa e Acessível
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
10. Redução das Desigualdades
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
12. Consumo e Produção Responsáveis
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
14. Vida na Água
15. Vida Terrestre
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17. Parcerias e Meios de Implementação

A Faculdade Florence é comprometida com o desenvolvimento sustentável e apoia ações de sustentabilidade, além de estar atenta aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, assegurando, assim, que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Notícias Relacionadas