Dia do Serviço de Saúde: reconhecimento a todos os profissionais que auxiliam a população na manutenção do bem-estar

A data homenageia o Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, João Severiano da...
Graduação | 27/05/2021

O Dia do Serviço de Saúde é celebrado anualmente em 27 de maio, data que também é conhecida como o Dia do Serviço de Saúde do Exército, órgão responsável pela assistência médica aos membros do exército e os seus dependentes. Esse serviço é composto por diferentes áreas da saúde: médicos, veterinários, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

Esse dia foi escolhido em homenagem ao General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu na mesma data, em 1836. O general estudou Medicina e, ainda quando estudante, prestou socorro à população durante a epidemia de cólera que assolou o Rio de Janeiro em 1855. Nessa época, ele foi homenageado pelo Imperador Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa.

Após atuar como médico, ele ingressou no Exército Brasileiro, no Serviço de Saúde, como Tenente-Cirurgião. Assim, participou de várias ajudas médicas durante as Guerras do Uruguai e a Guerra da Tríplice Aliança, além de outras Batalhas. Devido ao seu talentoso trabalho nessas e em outras ocasiões, foi homenageado como Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.

Professora do curso de fisioterapia da Florence, Lídia Lopes

Reconhecimento da Florence

A professora do curso de fisioterapia da Florence, Lídia Lopes conta que nos últimos anos esta data nunca foi tão importante. “A saúde tem sido a prioridade frente a pandemia em que estamos vivendo. Poder fazer parte desse grupo de profissionais que se empenham todos os dias em prol da vida e de toda uma sociedade é de um valor enorme, ainda mais no enfrentamento do novo coronavírus onde nos deparamos com desafios diários que nos obrigam a siar da rotina, da zona de conforto e entregar o suporte necessário para manutenção da vida baseados na ciência. A fisioterapia dentro deste contexto tem se mostrado ainda mais essencial em termos de prevenção, reabilitação e manutenção da saúde em todos os seus aspectos, estando presente em todas as fases de atenção à saúde, desde a baixa à alta complexidade” comenta.

Nesta data, a Faculdade Florence homenageia a todos os profissionais da Saúde que têm como trabalho e objetivo maior tornar o mundo mais saudável, melhor e seguro de se viver, não apenas o serviço de saúde do exército, mas todos os profissionais civis que se empenham em garantir um atendimento e serviço de saúde com qualidade e dignidade devem ser lembrados, homenageados e valorizados.

Por isso, a Florence parabeniza seus parceiros, profissionais da saúde de todas as categorias, segmentos, especialidades e lugares.