São Luís amplia grupos de vacinação e pontos de testagem em massa da Covid-19

São Luís amplia grupos de vacinação e pontos de testagem em massa da Covid-19

A Prefeitura de São Luís já recebeu 355.181 doses e tem uma taxa de aplicação de 94,03%
Graduação | 31/05/2021
Compartilhe :

A Prefeitura de São Luís ampliou os grupos de vacinação e pontos de testagem em massa da população contra a Covid-19. O objetivo da ampliação é aumentar a taxa de imunização após a chegada de 300 mil doses de vacinas aos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). A ação também visa descentralizar os pontos de testagem, identificando possíveis casos de infecção da doença e suas variantes, com a chegada dos 600 mil testes enviados ao Maranhão, sendo 180 mil destinados para a capital.

A vacina está disponível em São Luís até quarta-feira para adultos com 50 e 49 anos ou mais de grupos não prioritários e o cadastro para quem tem 40 anos ou mais já pode ser feito. Em paralelo, estão sendo vacinados grupos prioritários com comorbidades, pessoas em situação de rua e profissionais da área da saúde, educação, comunicação e dos transportes rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário, portuário e caminhoneiros.

Já a testagem contra a Covid-19 foi iniciada em outros quatro pontos de São Luís, além do Terminal de Integração da Praia Grande, Centro de Saúde Amar (Vicente Fialho), Centro de Saúde Olímpica I (Cidade Olímpica) e nos centros de Saúde Fabiciana Moraes (São Cristóvão) e Laura Vasconcelos (Estiva), são eles:

Terminal de Integração do Distrito Industrial (BR-135), Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda), Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos) e Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab Anil). São ofertadas diariamente 200 senhas no período da manhã e mais 200 pela tarde.

A testagem está sendo realizada de forma espontânea em pessoas acima de 18 anos. Nos locais, são ofertados testes de antígeno, realizados a partir de um objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo. O resultado fica pronto em até 15 minutos.

Nos casos positivos de exame, a pessoa é encaminhada para o Laboratório Central de São Luís (Lacem), no bairro Camboa, onde deve passar por um novo teste de RT-PCR, para identificar a doença. Em seguida, o paciente é colocado em isolamento e segue monitorado pela Prefeitura de São Luís.

Notícias Relacionadas