Semana Mundial do Meio Ambiente destaca ações em prol do planeta

Semana Mundial do Meio Ambiente destaca ações em prol do planeta

A Semana também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho
Datas Comemorativas | 01/06/2021
Compartilhe :

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho. Ela foi instituída por um decreto em 1981 e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. A Semana também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, data que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Durante a semana, as organizações ambientais, empresas e instituições de ensino promovem discussões que visam incluir a sociedade nas pautas que tratem da preservação do patrimônio natural.

O último ano foi marcado por enchentes, queimadas, desmatamento e uma pandemia sem precedentes na história moderna que já matou mais de 3 milhões de pessoas no mundo. Até o momento, 2020 foi o terceiro ano mais quente já registrado.

Profa. de Medicina Veterinária Camila Moraes.

Profa. de Medicina Veterinária Camila Moraes.

De acordo com a docente de Medicina Veterinária da Faculdade Florence Camila Moraes, a semana é importante para refletirmos sobre a sinergia existente nas relações socioambientais entre espécies e ambiente. “Cada indivíduo representa uma peça importante para a manutenção e o bem-estar de todo ecossistema que o envolve. E para tal reflexão se faz necessário um trabalho continuo de aprendizagem, pois estudar o meio ambiente exige a compreensão das interações biológicas, químicas, físicas e sociais de tudo que o compõe, deixando de lado a ideologia de individualidade, visto que o meio ambiente é sinônimo de harmonia”, comentou.

Individualmente, atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente. Algumas delas são:

1 – Promover a educação ambiental;

2 – Economizar energia;

3 – Participar do movimento “Segunda Sem Carne”;

4 – Reduzir o consumo de plástico;

5 – Descartar os resíduos corretamente.

A Florence aproveita o período para reforçar a necessidade de cuidar dos recursos naturais para preservar o futuro das próximas gerações.

Notícias Relacionadas