Junho Vermelho: campanha alerta para importância da doação de sangue 

Junho Vermelho: campanha alerta para importância da doação de sangue 

No Brasil, apenas 1,6% da população se mobiliza frequentemente para doar sangue 
Datas Comemorativas | 02/06/2021
Compartilhe :

Quem precisa de sangue depende da generosidade da população. Isso porque não existe nenhum medicamento que substitua a doação ou uma forma de fabricar sangue. Por isso, foi criada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, um ato de amor que salva vidas.

Junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil. Esse é um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês.

No Brasil, 16 pessoas a cada mil habitantes são doadoras de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o índice ideal de doadores de um país é de 3% a 5%.

E, desde 2020, a campanha se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo, inclusive o Brasil, se vê acometido pela pandemia da Covid-19, dificultando ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência disso são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.

Docente de Enfermagem Kelly Portela Sousa.

Docente de Enfermagem Kelly Portela Sousa.

“Doar sangue é um ato de amor que salva vidas, por isso é importante termos doadores. Ultimamente, com a pandemia do novo coronavírus, muitos serviços de saúde, inclusive de doação de sangue, sofreram alterações, então muitos doadores se afastaram dos centros de doações por receio de se contaminar com a Covid-19, ocasionando um estado crítico do estoque dos tipos de sangue”, enfatiza a docente de Enfermagem da Faculdade Florence Kelly Portela Sousa.

É o que também aponta o Ministério da Saúde. O órgão estima, em números ainda não consolidados, que, no ano passado, o medo da doença que, no Brasil, matou 450 mil pessoas até o final do mês de maio, pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.
Coordenadora de Biomedicina Paula Moiana da Costa.

Coordenadora de Biomedicina Paula Moiana da Costa.

A coordenadora do curso de Biomedicina da Florence, professora Paula Moiana da Costa, ressalta que o sangue doado raramente é transfundido em sua totalidade para uma pessoa, ou seja, uma doação pode salvar até quatro vidas. “O sangue é separado em hemocomponentes, que são os concentrados de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. O paciente recebe apenas o que realmente precisa. Assim, cada bolsa de sangue doada é capaz de salvar 4 vidas”, explicou.

Por esse motivo, a Florence reforça a importância da doação de sangue, visando não só aumentar o número de doações em junho, como intensificar a cultura da doação de sangue para que o ato aconteça durante todo o ano.

Como doar sangue 

Quem desejar doar sangue em São Luís pode se dirigir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, localizado no bairro Jordoa. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50kg e estejam em bom estado geral de saúde. Para a doação, é preciso apresentar documento de identidade com foto. Pessoas que apresentem febre, gripe ou resfriado, diarreia recente ou outras condições momentâneas não poderão doar.

É preciso também que o indivíduo esteja bem alimentado, tendo evitado o consumo de alimentos gordurosos antes da doação, e tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Doe sangue e salve vidas! 

Notícias Relacionadas