Dia Mundial do Meio Ambiente: data chama atenção para preservação dos recursos naturais 

Dia Mundial do Meio Ambiente: data chama atenção para preservação dos recursos naturais 

Celebrado por mais de 100 países, o dia tem como foco em 2021 a restauração de ecossistemas 
Datas Comemorativas | 05/06/2021
Compartilhe :

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo na Suécia, e tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Ao longo dos anos, a data se tornou a maneira global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países. Neste ano, a celebração tem como tema “Restauração de Ecossistemas”. O Paquistão será o anfitrião global da data.

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, o prazo final para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a linha do tempo que os cientistas identificaram como crítica para evitar os piores impactos da mudança climática.

A ONU alerta que cerca de 1 milhão de espécies de animais e plantas correm risco de extinção dentro de algumas décadas. Além disso, o desmatamento na Amazônia alcançou a maior taxa dos últimos 12 anos e o Pantanal registrou recordes de incêndios florestais em 2020.

Profa. de Medicina Veterinária Camila Moraes.

Profa. de Medicina Veterinária Camila Moraes.

De acordo com a professora de Medicina Veterinária da Florence Camila Moraes, devido ao acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitas ações merecem ser revistas, tanto pelos governantes quanto pela população, para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

“É importante refletirmos sobre a sinergia existente nas relações socioambientais entre espécies e ambiente, além disso é necessário um trabalho contínuo de aprendizagem para compreender as interações biológicas, químicas, físicas e sociais de tudo que compõe o meio ambiente”, destacou.

O desenvolvimento sustentável é o caminho para a preservação do meio ambiente e das condições de vida necessárias à sobrevivência das próximas gerações. Ciente disso, a Florence entende seu papel nessa missão e é comprometida com a educação ambiental para a comunidade acadêmica, a fim de formar profissionais preocupados com o presente e o futuro.

Hábitos que ajudam o meio ambiente 

Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia para colaborar com a preservação do meio ambiente:

– Substitua canudos de plástico por aqueles de materiais biodegradáveis ou metálicos;

– Adquira uma ecobag e use-a nos mercados ao invés de sacolas plásticas;

– Adote um copo ou garrafa e evite utilizar copos descartáveis;

– Evite desperdícios;

– Faça a coleta seletiva dos resíduos;

– Economize energia elétrica e água;

– Consuma produtos com menor impacto ambiental;

– Mantenha áreas verdes ao seu redor;

– Tenha o compromisso de agir com responsabilidade ambiental;

– Incentive outra pessoa a ter atitudes sustentáveis.

Faça a sua parte! Preservar os recursos naturais é garantir a vida.  

Notícias Relacionadas