Faculdade Florence reforça a importância do Dia Nacional da Reciclagem

Faculdade Florence reforça a importância do Dia Nacional da Reciclagem

O Dia da Reciclagem reforça a necessidade de discussão sobre a produção de lixo no mundo
Datas Comemorativas | 05/06/2021
Compartilhe :

Neste dia 5 de junho, a Faculdade Florence vem reforçar a importância do Dia Nacional da Reciclagem. A data foi instituída em 9 de outubro de 2009, através da Lei nº 12.055. A data é uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado desde 1972. Neste mesmo dia, também foi realizada a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.

O principal objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação de materiais recicláveis. A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo do mundo, só que apenas uma pequena parcela desse lixo é reciclada.

Etapas da reciclagem

O símbolo da reciclagem é formado por três setas, fazendo referência a um ciclo: a primeira seta representa a indústria, que fabrica um produto; a segunda, faz menção ao consumidor, que consome este produto; a terceira representa o retorno do produto ao ciclo produtivo, revalorizado por meio da reciclagem.

A reciclagem é uma atividade econômica com muitos benefícios ambientais, mas, para que ocorra com eficiência, é necessário que três etapas aconteçam:

Recuperação

As embalagens e os resíduos que descartamos todos os dias precisam de um destino correto para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. É fundamental separar os resíduos sólidos dos orgânicos e dos sanitários. Dessa forma, os recicláveis não são contaminados e têm mais valor, viabilizando e barateando a reciclagem.

Destinando corretamente para a coleta seletiva, todo o trabalho posterior é facilitado, pois a matéria-prima reciclável ainda precisa ser separada por tipo, por cor e por todos os critérios válidos para se manter a mais próxima possível da original. Após a triagem, os recicláveis ainda precisam ser prensados e enfardados para ocupar menos espaço e serem transportados.

Revalorização

Garrafas de plástico são moídas, voltando a ser grãos, como a matéria-prima original do plástico. Papéis são triturados e misturados com água até se parecerem com pasta de celulose. Metais e vidros são derretidos, ficando prontos para a fundição. A revalorização pode ser feita de muitas formas, de acordo com o material e a finalidade que se quer dar a ele.

Transformação

Com os materiais prontos, é possível fabricar um novo produto, fechando o ciclo da reciclagem.

Neste dia, a Faculdade Florence Dessa reforça a importância de separar os materiais descartáveis, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas