Professor do curso de Farmácia conclui mestrado em Biologia Microbiana

Professor do curso de Farmácia conclui mestrado em Biologia Microbiana

Yuri Nascimento realizou dissertação sobre propriedades químicas e biológicas de planta
Farmácia | 09/06/2021
Compartilhe :

O Professor do Curso de Farmácia da Faculdade Florence Yuri Nascimento Fróes, Farmacêutico-bioquímico e especialista em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, acaba de concluir seu Mestrado pela Universidade CEUMA (UniCEUMA). O docente realizou a defesa pública de dissertação intitulada “Bioprospecção, toxicidade e potencial leishmanicida in vitro e in silico dos produtos naturais de Vernonanthura brasiliana (L.) H. Rob”.

A pesquisa revelou propriedades químicas e biológicas in vitro da planta Vernonanthura brasiliana (L.) H. Rob, conhecida como Assa-peixe, contra espécie de parasita frequentemente causador da Leishmaniose Cutânea no Brasil.

“A Assa-peixe faz parte de um gênero de plantas que estão cadastradas no RENISUS (Plantas Medicinais de Interesse ao SUS) e que é frequentemente utilizada na medicinal tradicional para o tratamento de problemas respiratórios, com capacidade de aliviar alguns sintomas, como dor nas costas, dor no peito e tosse. Esta planta também possui vários estudos comprovando sua capacidade in vitro antibacteriana, antiplasmódica, leishmanicida, antioxidante e anti-inflamatória”, explica o professor Yuri Fróes.

Resultados positivos 

O professor Yuri Fróes comenta que, após a descoberta do potencial leishmanicida da planta Assa-peixe, seu grupo de pesquisa utilizou ferramentas de bioinformática para realizar estudos de ancoragem molecular para determinar se há interação de moléculas presentes nos extratos da planta e se são eficazes contra um sítio ativo do complexo enzimático (LiCYP51) que é constituído por uma enzima que participa na síntese de ergosterol de membrana citoplasmática em Leishmania amazonensis.

“A planta induziu baixa citotoxicidade em ensaios in vitro com células RAW 264.7 e em modelos alternativos in vivo utilizando-se larvas de Tenebrio molitor. Portanto, fortalecendo a ideia desta planta como matéria-prima para novas pesquisas e obtenção de novos quimioterápicos para o tratamento da Leishmaniose Cutânea”, destaca.

A pesquisa teve apoio da Universidade CEUMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Fundação (FAPEMA) e de colaboradores da Florence, como Prof. Dr. Alberto Jorge Oliveira Lopes e Kallyne Bezerra Costa, coordenadora do Curso de Farmácia da Florence e especialista em Plantas Medicinais.

O professor Yuri afirma que a parceria entre instituições fortalece o desenvolvimento da pesquisa na formação dos discentes. “Eu acredito que o desenvolvimento de novas pesquisas com parcerias interinstitucionais pode contribuir fortemente com a formação do discente no âmbito da pesquisa, ensino e extensão – o tripé da educação”, conclui.

A Faculdade Florence o parabeniza pela conquista!

Notícias Relacionadas