Disciplina do Curso de Direito promove mês de debates de alunos com especialistas

Disciplina do Curso de Direito promove mês de debates de alunos com especialistas

A disciplina desafiou os alunos em debates on-line
Direito | 28/06/2021
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O curso de Direito da Faculdade Florence, por meio da disciplina “Projeto Integrador: Realidade Brasileira e Projetos para o Brasil”, desafiou os alunos a pensarem a realidade brasileira de uma forma crítica e construtiva através de debates sobre temas diversos. Durante a atividade, os estudantes teceram análises e desenvolveram propostas. Segundo o professor da disciplina, Bruno Mendes Figueiredo, nos debates, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver capacidade argumentativa na oralidade e na escrita de forma individual e coletiva. “Ao final da disciplina, ainda irão apresentar uma proposta legislativa com base nos projetos que desenvolveram”, explicou.

Bruno Mendes Figueiredo, professor do curso de direito da Faculdade Florence

Programação dos debates

A disciplina trouxe onze temas gerais distribuídos em duas semanas de debates e contou com a participação de diversos profissionais com experiência. No dia 7 de junho, o tema debatido foi “Empregabilidade e renda”, já no dia 8 foi debatido o tema “Mercado e economia”. A atividade contou com a participação do dr. Clauber Flores, advogado e sócio da New Age Capital, uma empresa especializada em bitcoin. Ele abordou as influências das criptomoedas e do dinheiro digital na economia.

No dia 10 de junho, o tema da vez foi “Previdência e envelhecimento”. Já no dia 11, os alunos discutiram o tema “Crise e sustentabilidade ambiental”, com a participação da Engenheira Cariny Figueiredo, Diretora da Peso Engenharia, empresa na área de Consultoria Ambiental, além de Gestora Ambiental, Auditora Lider ISO 14001:2015 e ISO 18001:2018, Presidente do Condema de Capivari de Baixo e Conselheira do Condema Tubarão e Conselheira do Comitê de Microbacias no Rio Tubarão em Santa Catarina.

Durante o próximo debate, que ocorreu no dia 14 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de discutir “Propriedade e reforma agrária”, com a participação da Sub Procuradora Administrativa de Paço do Lumiar, Dra. Jéssica Pereira Arruda Lima, coordenadora da Regularização Fundiária. A especialista abordou os desafios da regularização na região metropolitana de São Luís.

“Educação e inovação” foi o tema debatido no dia 15, que contou com a participação da Profa. Dra. Maria Clara Kaschny Schneider, a qual atuou na gestão educacional do IFSC de 2011 a 2020 (com aproximadamente 50 mil alunos sob a sua gestão), foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (CONAIC/CNPq), membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), membro do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, membro dos conselhos Senai e de governança da FIESC, Conselheira da Fapesc e Conselheira do Conselho Superior do IFC e IFPR.

No dia 16 de junho, o tema debatido foi “Segurança e tecnologia” e teve a participação do Dr. Odilardo Muniz Lima Filho, delegado no Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos – DCCT / MA, e do Dr. Nikson Nuemberg Medeiros, perito criminal informática do IGP/SC. Já no dia 17 de junho o tema foi “Transporte e mobilidade”.

Para finalizar o mês de debates, dia 18 de junho a disciplina trabalhou o tema “Saúde e universalização”, com a participação da Profa. Dra. Regimarina Soares Reis, doutora em Saúde Coletiva, MBA em gestão de saúde, que é autora do curso de formação em gestão do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde na Fiocruz oferecido pela Unasus. Por fim, dia 21 de junho o tema trabalhado foi “Reforma política: liberdade e coletivismo”.

Professor Bruno explica que as aulas foram divididas em três momentos. Em um primeiro momento, o professor e os convidados apresentaram questões da realidade brasileira, compartilharam experiências e reflexões sobre os temas. No segundo momento, os alunos responsáveis pelo debate do tema prepararam um discurso com as suas opiniões. E no terceiro momento, houve a troca de perguntas, inclusive perguntas da plateia, para que os debatedores apresentassem um ponto de vista.

Diferença no aprendizado

Conforme o professor da disciplina, Bruno Mendes Figueiredo, já puderam ser notados os benefícios ofertados aos estudantes do curso com a atividade. “Os alunos, apesar de ainda estarem no primeiro semestre de curso, têm desenvolvido boa habilidade de pesquisa e têm conseguido trazer opiniões de forma bastante coerente com os dados. A participação dos demais colegas, ainda que na plateia do debate, tem sido substancialmente significativa para enriquecer o debate e apresentar as dúvidas ainda recorrentes sobre os assuntos”, afirmou.

Professor Bruno ainda destacou que o resultado foi satisfatório. “Enquanto docente, sinto-me extremamente gratificado por ver o desenvolvimento e amadurecimento que disciplinas com esse formato geram. Os alunos aprendem habilidade de pesquisa, argumentação, e, sobretudo, passam a perceber as múltiplas possibilidades que o Direito oferece para a prática profissional”, finalizou.

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