Florence celebra o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Instituição ressalta que a pesquisa é um dos pilares para construção de conhecimento
Datas Comemorativas | 08/07/2021

Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data tem o objetivo de destacar a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

As celebrações são uma homenagem ao dia de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. A Sociedade é uma referência para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

Diante da importância do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico para valorização da ciência, a Faculdade Florence ressalta que a pesquisa é um dos pilares para construção de conhecimento, assim como a extensão e o ensino, formando o tripé que constitui o eixo fundamental na educação, sendo seu estímulo contínuo, visando a um ambiente acadêmico que proporcione o desenvolvimento de trabalhos científicos.

E como resultado do fomento constante da Instituição em estimular pesquisa, extensão e ensino, a produção de conhecimento desenvolvida por discentes (iniciação científica), docentes (professor pesquisador) e egressos (discentes dos cursos de pós-graduação) da Florence está proporcionando a produção de trabalhos científicos que são submetidos em eventos e revistas nacionais, bem como internacionais.

Pesquisa na Florence

Profa. Dra. Anali Linhares Lima, Coordenadora de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa da Florence.

“A Faculdade Florence, com a proposta de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas, mantém-se atualizada e conectada com as transformações mais recentes, estabelecendo uma correlação do conhecimento científico com a sociedade, garantindo a formação de novos pesquisadores, críticos e comprometidos com a intervenção social uma vez que visa à produção de conhecimento científico e tecnológico que, consequentemente, reverta em benefício. Pensando na divulgação, disseminação e, incentivo aos alunos a buscarem o conhecimento científico, a IES possui um periódico semestral, Florence em Revista, e o Comitê de Ética em Pesquisa”, pontuou a profa. Dra. Anali Linhares Lima, Coordenadora de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa da Florence.

A professa explica que “acreditando que uma revista científica é um veículo contundente na proliferação de ideias inovadoras, temos o periódico ‘Florence em Revista’ (ISSN 2177-8035), que é capaz de integrar o universo acadêmico com o social, proporcionando aos discentes e docentes ou profissionais das áreas de saúde e ciências aplicadas divulgarem suas produções e, por outro lado, a sociedade passa a ter acesso à vasta produção intelectual feita na academia”, acrescenta.

A professora ainda destaca a implantação do Comitê de Ética em Pesquisa na Faculdade Florence (CEP – FLORENCE), que exerce a multi e interdisciplinaridade, identificando conflitos de valores, refletindo criticamente sobre os dilemas, analisando a eticidade da pesquisa. “O CEP-Florence tem como objetivo fundamental defender os direitos, a integridade e a dignidade dos participantes das pesquisas, incluindo os pesquisadores e demais pessoas envolvidas nos projetos, estabelecendo um papel de desenvolver e apoiar a pesquisa, o ensino e a extensão dentro da instituição, contribuindo para que o professor e o discente tenham maior envolvimento com trabalhos acadêmicos de alta qualidade”, esclareceu a profa. Dra. Anali Linhares Lima.

Por tudo isso, a Instituição aproveita a data para reforçar o seu compromisso e parabenizar todos os pesquisadores que atuam com dedicação e empenho na evolução dos saberes das várias ciências.

Confiar na ciência é acreditar nas soluções.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de 50% durante todo o curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!