Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence oferece atividades de estágio, pesquisa e extensão para alunos de Direito

O núcleo atua na área cível, trabalhista, administrativa e previdenciária
Direito | 08/07/2021

Com o objetivo de assegurar o desenvolvimento social e facilitar o acesso aos serviços jurídicos, a Faculdade Florence oferece assistência para a população ludovicense por meio do Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas. O NIPJ atua na área cível, trabalhista, administrativa e previdenciária. Além dos atendimentos, a estrutura do Núcleo também é utilizada para realização de atividades de estágio curricular e de pesquisa e extensão.

“O NIPJ é de suma importância para os acadêmicos. Eles utilizam a teoria da sala de aula na prática através de casos reais. Eles possuem a oportunidade de conversar com o cliente, ter o primeiro contato e acompanhar o desenrolar do processo, além de realizar as próprias peças, que corrigimos posteriormente. É uma experiência prática e profissional”, explica a advogada responsável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence, Vanessa Pavão.

Localizado no Centro de São Luís, na Avenida Rio Branco, o local serve para desenvolvimento de práticas jurídicas por alunos do curso de Direito da Instituição. O público-alvo são pessoas de baixa renda, que recebem, no máximo, dois salários mínimos de renda mensal.

Conforme a advogada Vanessa Pavão, o NIPJ é uma das formas por meio das quais a Florence cumpre seu papel social com a comunidade local e proporciona aos alunos uma prática real, que acontece na preparação para o atendimento e análise de casos judiciais.

“Tendo em vista a comunidade na qual a gente atua, o Núcleo é de suma importância, por ser uma comunidade mais carente que não tem acesso a conhecimentos de maneira tão fácil. O nosso trabalho é levar conhecimento jurídico. Trabalhamos com os assistidos, tiramos as dúvidas que eles têm, às vezes nem são dúvidas que levam a um processo, mas um atendimento que explique os seus direitos. Então, o NIPJ possui uma importância muito grande. A importância de garantir o direito e de dar conhecimento ao cliente em face de uma possível violação”, comenta.

Serviços oferecidos à comunidade

De acordo informações da advogada Vanessa Pavão, a comunidade pode recorrer à assistência jurídica nos seguintes casos:

Cível: ações familiares, direitos reais (posse e propriedade), responsabilidade civil (danos morais e materiais) e sucessões (herança);

Previdenciário: ações previdenciárias, requerimentos perante o INSS;

Trabalhista: ações trabalhistas individuais (rescisão com ou sem justa causa, assédio moral, rescisão indireta, verbas trabalhistas não pagas e outras);

Administrativo: ações contra a Fazenda Pública e procedimentos no âmbito da Administração Pública;

Atendimento

O atendimento no NIPJ acontece de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. É necessário realizar agendamento prévio através do contato 3878-2137ou através do whatsapp: (98) 99232-4727.

Estude Direito na Florence

Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!