Docente da Florence reforça a necessidade dos cuidados com os olhos

Docente da Florence reforça a necessidade dos cuidados com os olhos

Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorando neste 10 de julho
Fisioterapia | 09/07/2021
Compartilhe :

Nossos olhos são os principais responsáveis por nossa percepção do universo. Para que o sentido da visão seja aproveitado de forma plena, o cuidado com os olhos é indispensável. O “Dia Mundial da Saúde Ocular”, comemorado no dia 10 de julho, foi criado para alertar sobre essa necessidade. De acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil. Alguns desses problemas podem ser evitados quando identificados e tratados corretamente.

Fisioterapeuta e saúde ocular

Você sabia que a prevenção e o tratamento de doenças dos olhos também fazem parte das atuações do fisioterapeuta? Trata-se da Fisioterapia Ocular. Os profissionais da área são responsáveis por realizar os chamados exercícios ortópticos, indicados no tratamento de estrabismo latente ou em desvios intermitentes pequenos; insuficiência de convergência, fraqueza da musculatura ocular; e pós-operatório de cirurgias de estrabismo, dentre outros.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence, Beatriz Marroquim, explica que a Fisioterapia ocular tem o objetivo de “melhorar o movimento ocular, ou oculomotricidade. Sendo que a sua aplicação pode contribuir para a recuperação de uma boa visão, além de tratar distúrbios visuais que podem prejudicar a qualidade de vida do paciente”, afirma.

Professora Beatriz explica que a fisioterapia ocular é recomendada quando a pessoa apresentar algum dos seguintes sintomas: visão dupla, sensação de cansaço visual que piora ao fim do dia, dores de cabeça na região cervical e na região dos olhos, movimentação da cabeça ao ler, perda frequente do lugar de leitura, omissão de palavras ou letras, salto de linhas durante a leitura, além de lapsos de atenção e dificuldades para transcrever textos. “Quando houver desvios ou déficit nos movimentos oculares, pós-operatório de estrabismo, ambliopias (Diminuição da visão devido a um desenvolvimento visual anormal) é recomendado procurar um profissional da área”, conta.

Funcionamento da Fisioterapia Ocular

A professora Beatriz conta que, primeiramente, o paciente deve passar por uma consulta com o fisioterapeuta especialista na área, durante a qual será realizada uma avaliação da sua condição visual, procurando por desvios ou déficits de movimentação ocular. “Sendo detectada a necessidade de tratamento fisioterapêutico, será traçado um plano de tratamento específico para cada paciente, e, em seguida, serão realizadas sessões individuais. Durante a avaliação e tratamento, alguns dos recursos utilizados pelo fisioterapeuta são: terapia manual ocular e cordão de Brock. Todos os tratamentos são baseados em treino muscular”, explica.

Exercícios que você pode fazer em casa

Assim como a prática de exercícios físicos é indicada para o fortalecimento do corpo e para evitar problemas futuros, a fisioterapia ocular também é indicada não apenas como tratamento de um problema, mas para um cuidado preventivo da visão.

A realização de fisioterapia e consequente fortalecimento da musculatura ocular contribuirá tanto com a preservação da visão de pacientes com doenças neurológicas, por exemplo, como em simples casos de fadiga ocular, em que você passou o dia inteiro trabalhando no computador e sente a vista cansada.

Professora Beatriz dá dicas de exercícios que podem ser feitos em casa. “Abrir e fechar os olhos várias vezes irá aumentar a circulação e a lubrificação. Treino de olhar objetos a distância também são boas opções. Intercale a visão de um objeto distante com a visão da sua mão esticada à sua frente. São pequenas atividades que podem ser praticadas no dia a dia”, finaliza.

Estude Fisioterapia na Florence!

Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de 50%*.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo aqui.

*Consulte condições no edital!

Notícias Relacionadas