Professora da Florence comenta sobre importância da Medicina Veterinária para o combate à Covid-19

O conhecimento em vigilância epidemiológica do profissional é essencial para conter a doença
Medicina Veterinária | 09/07/2021

Para combater a Covid-19, segmentos distintos de profissionais da saúde se uniram desde 2020 na corrida por uma vacina ou tratamento eficaz contra a doença, como é o caso dos médicos veterinários. E para explicar a importância desse profissional para conter a pandemia do novo coronavírus, convidamos a professora Adriana Anunciação, docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence.

De acordo com a professora Adriana Anunciação, a participação do médico veterinário na área de combate à Covid-19 é relevante por esse profissional atuar em serviços de saúde essenciais para a sociedade, sendo eles: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Promoção em Saúde, Estudos Epidemiológicos, barreiras sanitárias, bem como nas atividades das equipes multiprofissionais

Profa. Adriana Anunciação do curso de Medicina Veterinária.

“Dessa forma, é importante a atuação do médico veterinário nos laboratórios, conduzindo o processamento de amostras biológicas mediante os diversos diagnósticos laboratoriais, incluindo os testes sorológicos, avaliação molecular, sequenciamento genético e outros apropriados para as demandas da Covid-19”, destacou a professora.

O conhecimento do médico veterinário em vigilância epidemiológica contribui em situações de surtos alimentares e outros agravos, transmissíveis ou não, no controle de zoonoses emergentes e reemergentes e nas campanhas de imunização.

Dentro das equipes de contenção da Covid-19, ele exerce atividades em laboratórios, na pesquisa, no diagnóstico, na produção de imunobiológicos e participa da produção de vacinas e medicamentos de uso humano e animal.

Vale destacar que, entre tantas pesquisas sobre a doença, duas pesquisas brasileiras inovadoras são conduzidas por médicos veterinários. Um desses estudos envolve a produção de um soro hiperimune por meio do plasma de cavalos, enquanto o outro foca na produção de um medicamento feito de nanocorpos derivados de lhamas.

O assessoramento técnico também é outra frente de atuação do médico veterinário, visto que essa demanda da Covid-19 necessita de um olhar voltado à saúde animal, humana e ambiental, configurando a interface da Saúde Única referenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de 60% até o fim do curso.

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!