Egressa de Farmácia da Florence tem artigo publicado em livro científico

Terezinha de Jesus desenvolveu TCC com foco em pacientes renais
Farmácia | 16/07/2021

O que poderia ser mais um Trabalho de Conclusão de Curso se transformou numa experiência única na vida acadêmica da egressa do curso de Farmácia da Florence Terezinha de Jesus. A formanda desenvolveu o seu TCC sobre a prevalência do Fenótipo da Cintura Hipertrigliceridêmica (FCH) em pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), e teve o seu artigo publicado no livro “Saúde Coletiva: uma abordagem multidisciplinar 2” da Editora Atena, que apresenta uma diversidade de trabalhos interdisciplinares aplicados ou relacionados com a Atenção básica.

O tema trabalhado por Terezinha em seu TCC foi “Caracterização do Fenótipo da Cintura Hipertrigliceridêmica em pacientes renais atendidos em um Hospital de Referência”. A pesquisa consistia em avaliar e acompanhar através de variáveis antropométricas, bioquímicas e o estilo de vida desses pacientes.

Terezinha conta que os resultados foram importantes para a prevenção da DRC: “Em nossos resultados, notou-se que o Fenótipo da Cintura Hipertrigliceridêmica é tido como um marcador que prediz a doença renal crônica, isso quer dizer que através dele foi possível identificar uma prevalência do FCH nesses pacientes com Doença Renal Crônica, se tornando uma ferramenta útil para a triagem desses pacientes e podendo ser usada na prática clínica preventiva.

A formanda ainda ressalta que, através de seus resultados, a ferramenta mostrou um método de rastreamentos convencionais muito importante e viável para a saúde pública. “Ele se torna uma boa alternativa, por ser uma ferramenta de baixo custo, fácil de usar, reprodutível, podendo ser usada na prática clínica preventiva, ou até mesmo nos serviços públicos de atenção primaria à saúde até mesmo em lugares remotos devido aos sistemas point of care que já dosam com sangue capilar o triglicerídeo. Adicionalmente, a análise desse parâmetro também pode auxiliar na implementação de políticas públicas para o enfretamento das doenças crônicas não transmissíveis. Para estudos futuros, deixa-se como sugestão a validação dessa ferramenta nessa população”, explicou.

Segundo Terezinha de Jesus aborda em seu artigo, o FCH é caracterizado pela presença dos níveis séricos de triglicérides elevados e da circunferência da cintura aumentada.

A pesquisa foi orientada pela professora Nilviane Pires e contou com a contribuição de pesquisadores de outras universidades. Segundo Terezinha, a participação da orientadora foi essencial para a conclusão desse trabalho. “De forma geral, a professora Nilviane foi de suma importância para esse trabalho, ela foi responsável pelo meu desenvolvimento, sempre me orientando e ajudando a resolver os problemas de uma forma prática, sempre muito paciente. Ela foi mais que uma orientadora, foi uma amiga, não posso deixar de agradecer a ela e a todos que colaboraram no desenvolvimento e na publicação”, agradeceu.

Resultado de dedicação

Segundo a professora Nilviane Pires, o TCC da aluna é de suma importância para a saúde pública. “Pacientes com doença renal tendem a ter diversas alterações cardiometabolica com a progressão da doença. Assim, a busca e o estudo de métodos que possam auxiliar na prevenção e no controle da doença tem grande importância para qualidade de vida desses pacientes”, comentou.

De acordo com a professora Nilviane, a conquista é o reconhecimento científico de toda a contribuição do trabalho da aluna Tereza, além de servir como literatura para o embasamento de outras pesquisas. “Eu me sinto orgulhosa de ter participado e auxiliado Tereza na conclusão desse trabalho, desenvolvido com tanta maestria, principalmente por se tratar de uma pesquisa de campo, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia trouxe. Ela conseguiu superar e apresentar esse belo trabalho”, finalizou..

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49,00, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.