Agosto Dourado: Florence reforça importância da amamentação

O leite materno é o alimento ideal para as crianças nos primeiros anos de vida
Nutrição | 03/08/2021

O oitavo mês do ano é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A campanha de cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e este ano tem como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. No dia 1º de agosto também é celebrado o Dia Mundial da Amamentação.

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Menores de dois anos, do Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para as crianças nos primeiros anos de vida, pois é totalmente adaptado às suas necessidades.

Produzido naturalmente pelo corpo da mulher, o leite materno contém anticorpos que protegem a criança de infecções comuns, dentre elas: diarreias, infecções respiratórias, infecções de ouvidos (otites) e outras. Por isso, é recomendado o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida da criança e continuado até os 2 anos de idade ou mais.

Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia e aumento da segurança acerca da maternidade.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Nádia Matias, o aleitamento materno possui inúmeros benefícios para a saúde das crianças, proporcionando um crescimento e desenvolvimento saudáveis, especialmente no caso de bebês prematuros. “O leite das mães de recém-nascidos prematuros é diferente daquele das mães de bebês nascidos em 9 meses, sendo um leite mais rico em calorias, gorduras e proteínas, provendo à criança os nutrientes específicos para a idade, além de uma gama de componentes bioativos moduladores do desenvolvimento neonatal. Portanto, o recém nascido prematuro precisa imensamente do leite materno para se adaptar à vida extrauterina”, explicou.

Bancos de Leite Humano – BLH

Os bancos de leite humano (BLH) têm papel imprescindível nos hospitais com maternidades, como apoio às mães e bebês, eles fornecem todo suporte para as unidades de neonatologia na tarefa de disponibilizar leite humano para essa população. Os BLH fazem a coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês prematuros internados e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171. Após análises das suas características, o leite é distribuído de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido internado.

Quem pode ser doadora?

Toda mulher que amamenta é uma potencial doadora de leite humano. A doação de leite humano deve ser voluntária e, para doar, basta a mulher ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação.

“A cor e a composição do leite podem variar dependendo da dieta da mãe e, também, do momento da mamada. O sabor do leite materno também é afetado pela alimentação da mãe. Essa variação de sabor pode ajudar o bebê a se acostumar com os sabores dos alimentos da família e facilitar a transição para esses alimentos após os 6 meses de idade. Por isso, é importante que a mãe consiga manter uma alimentação adequada e saudável nesse período, e fique atenta à ingestão adequada de água”, pontuou a profa. Nádia Matias.

Para doar leite, a mulher deve entrar em contato com um posto de coleta ou banco de leite humano para receber todas as orientações sobre a coleta, o armazenamento e o transporte do leite humano doado.

Contatos dos BLH do Maranhão:

Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA): (98) 99213-6886

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Materno Infantil: (98) 2109-1178/ (98) 99163-6833

Banco de Leite do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz: (99) 3525-4518

Banco de Leite da Maternidade Municipal de Caxias Carmosina Coutinho: (98) 99902-8885

Estude Nutrição na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também é possível focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.

Inscreva-se agora!