Dia Nacional da Farmácia: Florence destaca importância da área na vida da população

A data é importante para fazermos uma reflexão sobre a profissão
Farmácia | 05/08/2021

Quando saímos do médico com a receita e vamos em busca de um medicamento ou produto recomendado por ele, não temos a dimensão da importância da farmácia e dos farmacêuticos em nossas vidas e de como a preparação de fórmulas farmacêuticas mudou o destino da humanidade. No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Farmácia, um setor intimamente ligado à população, motivo pelo qual a Florence destaca a importância desse dia e da área para a vida de todos.

Importância do Farmacêutico

Thaiane Coelho, professora do curso de Farmácia da Faculdade Florence

É inegável o valor que esses peritos na preparação de fórmulas apresentam para a saúde no mundo contemporâneo, objetivando a melhoria da condição de vida da população. A professora Thaiane Coelho, do curso de Farmácia da Faculdade Florence, ressalta que a farmácia ajudou nas mudanças ocorridas na relação saúde e paciente, aumento da expectativa de vida pela criação de diversas vacinas, na melhoria das instituições médicas e no avanço da medicina em geral.

“O farmacêutico tem papel fundamental no atendimento, dispensação, prevenção de doenças e orientação sobre o uso correto de medicamentos e suas reações. Este é o profissional mais próximo da população e atua alinhado à realidade sanitária e social do Brasil”, explica.

A professora Thaiane conta que o profissional dessa área trabalha de forma integrada com outras diversas especialidades da área da saúde, como médicos, médicos veterinários, nutricionistas e dentistas para criar soluções. Portanto, é de extrema importância para a evolução do conhecimento científico. “Além da incessante busca por medicamentos e tratamentos mais eficientes contra enfermidades, o farmacêutico, hoje, foca no bem-estar. A essência de seu trabalho é fazer com que as pessoas vivam mais e melhor”, comenta.

Origem do Farmacêutico

As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nesse período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Era função do boticário conhecer e curar doenças, além de cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento de medicamentos.

No Brasil, a profissão surgiu no período colonial. O boticário manipulava os produtos de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Trazido de Portugal pelo governo real, o primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro. O primeiro curso de farmácia foi criado em 1832, no Rio de Janeiro, um ano após a profissão ser regulamentada.

A partir de 1950, a sociedade passou a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico. Em 1961, foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.

Dia Nacional da Farmácia

A professora Thaiane celebra a importância deste dia. “Esta é uma data que reconhece a relevância histórica de um segmento tão essencial para a promoção da qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros”, conta. Na oportunidade, a professora Thaiane aproveitou para aconselhar os alunos e futuros profissionais da área. “Sempre busquem conhecimento, habilidades e competências para um exercício profissional de excelência. Estes são elementos essenciais para a promoção das melhores experiências, cuidados e serviços à comunidade”, finaliza.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 60% no 1º ano e 50% até o final do curso.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.