Apoio ao aluno: conheça o NUPAD da Faculdade Florence

Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes tem foco na saúde mental e no aprendizado
Institucional | 06/08/2021

São muitos os desafios do universitário em relação ao ensino superior: novas responsabilidades, escolha de carreira, maior independência, autonomia, prazos a serem cumpridos, entre outras. Esses pontos podem ser, em um primeiro momento, assustadores, mas o Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Discentes (NUPAD) é capaz de modificar esse quadro e dar mais confiança ao estudante da Faculdade Florence.

Psicopedagoga da Florence, Giovana Pacheco.

De acordo com a psicopedagoga da Florence, Giovana Pacheco, o NUPAD cria condições para oferecer suporte e orientações que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem do aluno, incluindo a preparação dos discentes para o mercado de trabalho.

O objetivo geral do NUPAD é promover, por meio de orientação e aconselhamento psicopedagógico, o bem-estar dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo assim para acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente do Faculdade Florence, em observação às necessidades e peculiaridades deles no decorrer do processo ensino-aprendizagem”, destacou Giovana Pacheco.

Quem pode buscar o NUPAD?

O Núcleo, que tem como funções a triagem, o diagnóstico e as orientações cabíveis, dá suporte ao aluno no que se refere à sua insatisfação com o desempenho escolar, em situações como:

• Falta de motivação para o estudo;

• Crises em relacionamentos;

• Dificuldades com cursos e/ou professores;

• Dúvidas sobre o curso ou quanto sua vocação com a carreira que escolheu;

• Privações, estresse, cansaço, solidão, angústia e demais problemas que possam afetar a sua aprendizagem.

“O suporte ao docente, os coordenadores e os professores são orientados nesse cenário para que possam identificar e encaminhar os alunos com dificuldades de aprendizagem a fim de que sejam orientados e acompanhados pelo NUPAD nos horários disponíveis para atendimento”, explicou Giovana Pacheco, psicopedagoga do núcleo.

Solicitação de atendimento

O NUPAD presta atendimento on-line pelo Google Meet e pessoalmente quando necessário. Os atendimentos são agendados e deverão ser solicitados através de preenchimento de Fichas de Atendimento, são elas:

• Ficha de Solicitação do Discente – documento no qual os alunos podem solicitar atendimento ao NUPAD;

• Ficha de Encaminhamento do Aluno – documento preenchido pelos professores para fazer encaminhamento de casos que supostamente podem ser orientados pelo NUPAD.

Clique aqui para baixar a Ficha de Solicitação do Discente!

Clique aqui para baixar a Ficha de Encaminhamento do Aluno!

A ficha deverá ser encaminhada para [email protected] para análise, depois disso será feito o agendamento da consulta.